Aston Martin Valhalla deixa-se ouvir em Monte Carlo

Aston Martin Valhalla

O supercarro de motor central vem equipado com um sistema híbrido plug-in de base V8 a debitar 1079 cv. Anuncia 0-100 km/h em 2,5 segundos.

O Aston Martin Valhalla fez a sua estreia dinâmica no passado fim de semana na véspera do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1. Para o efeito, convidou o piloto Fernando Alonso para dar umas voltas ao circuito citadino e o resultado está à vista. No final da experiência, o piloto espanhol, bicampeão do mundo, afirmou: “Pegando nas inigualáveis credenciais de luxo da Aston Martin e adicionando tecnologia de ponta inspirada na F1 e um desempenho líder na sua classe, posso confirmar que o Valhalla é um verdadeiro supercarro, tanto na estrada como na pista. Para além da potência e da dinâmica, proporciona todas as sensações e emoções cruas que se procuram quando se está ao volante de um automóvel como o Valhalla.” O carro utilizado traz as cores do AMR 25 do carro de Fórmula 1, com uma mistura de Lime Green e Podium Green.

O primeiro supercarro da Aston Martin com motor de colocação central vem munido de um sistema híbrido plug-in de base V8 4.0 biturbo de cambota plana de origem Mercedes-AMG, adaptado para o Valhalla, que funciona em conjunto com três motores elétricos – dois no eixo da frente e outro atrás em associação com uma nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. O Valhalla terá 1079 cv e 1100 Nm, anunciando 0-100 km/h em 2,5 segundos. O supercarro é capaz de gerar 600 kg de “downforce” a 241 km/h, graças a uma asa traseira retrátil e a algumas asas ativas na dianteira. Este modelo recorre ainda um sistema DRS similar ao de um F1 e a asa traseira pode funcionar como “air brake”. A bateria de pequenas dimensões permite apenas 13 km em modo elétrico a velocidades até 130 km/h. O Valhalla contará com uma suspensão dianteira de triângulos sobrepostos “pushrod” (com molas e amortecedores interiores) e traseira de tipo multibraços. A isso junta uns amortecedores Bilstein. Por dentro, há bacquets em fibra de carbono, com uma posição de condução similar à de um F1 e até com um volante que mais parece o do carro de Alonso. Existem modos de condução Eco, Sport, Sport+ e Race.

Terá uma produção limitada a 999 unidades, sendo que as primeiras entregas estão previstas para a segunda metade deste ano. O preço arranca no 1 milhão de euros. E o vídeo abaixo mostra a que soa o Valhalla.

Deixe um comentário

*