Na Chéquia, já se encontra em testes um troço de 50 km que em breve tornar-se-á no maior limite de velocidade na UE.
A Chéquia está prestes a tornar–se no primeiro país da União Europeia a permitir que os condutores circulem até 150 km/h nas autoestradas. A partir do final de setembro, arrancará um período experimental num troço de 50 km, D3, entre Tábor e České Budějovice. A Direção de Estradas deste país do leste da Europa já está a instalar 42 sinais eletrónicos que regularão o limite dependendo das condições atmosféricas e da estrada, adianta o jornal Bild.
Entretanto, o limite máximo atual de 130 km/h é para continuar em vigor, aplicando-se os 150 km/h apenas em condições favoráveis: céu limpo, estrada seca, tráfego fluido e sem obras em curso. Caso este exercício seja bem sucedido, o limite de 150 km/h poderá vir a ser alargado posteriormente a outras vias importantes na Chéquia, nomeadamente, a D1, que liga Přerov a Ostrava, e a D11, em direção a Hradec Králové.
Esta decisão de aumentar o limite de velocidade máxima nas autoestradas já tinha sido tentado na Áustria. Entre 2018 e 2020, era possível circular entre Viena e Salzburgo até 140 km/h, mas o projeto foi abandonado devido ao aumento das emissões de CO2. Precisamente por razões ambientais, nos Países Baixos, por exemplo, o governo reduziu em 2020 o limite da velocidade máxima para 100 km/h. Contudo, a ideia foi parcialmente revertida, passando novamente aos 130 km/h nalguns troços específicos.
Bom dia, se o carro emite mais co2 a circular com mais velocidade, também o tempo de viagem é mais curto.
Sendo assim o valor é o mesmo.
É como dizerem que com determinada gasolina fazem mais kms, pode ser verdade mas o excesso do valor por litro que chega a ser de 20 cêntimos ou mais não vejo vantagens. Com a diferença por litro eu faço os mesmos kms. Combustível de baixo custo ser bom ou não para os motores já é outra coisa, mas tenho dúvidas.
Emídio Carvalho
Caro Emídio, as emissoes de CO2 são medidas em gramas por quilómetro, não em função do tempo de emissão. Um carro a circular mais depressa emite mais CO2 por quilometro percorrido, independentemente de o fazer num período de tempo mais curto.
A produção de CO2 mede-se por km e não por tempo como a velocidade, pelo que não são comparáveis dessa forma.
Obviamente o que estão a falar é o rácio entre CO2 gerado e distancia percorrida, quanto maior a velocidade de um veiculo menos eficiente ele é na transformação da energia quimica do combustivel para energia cinetica (velocidade) e logo produzindo mais calor e C02 em relação a distancia percorrida.
Será por causa do ambiente, os transportes de mercadorias os barcos de grande porte as fábricas o lixo industrial os rios os aviões as escolas .
Se em Portugal também puderem velocidade de 180k nas autoestradas com a mentalidade do português, vai morrer muito mais gente.
Veremos..
Caro Emídio, as emissoes de CO2 são medidas em gramas por quilómetro, não em função do tempo de emissão. Um carro a circular mais depressa emite mais CO2 por quilometro percorrido, independentemente de o fazer num período de tempo mais curto.
Sem dúvida que 150km é uma velocidade perfeitamente ademicivel poderia muito bem ser testada na A2 Setúbal Algarve
Onde esse trajeto tem uma boa qualidade e segurança rodoviária
Onde e quando um pequeno aumento de velocidade exige muito mais cuidado e concentração na condução
Porto Lisboa a 120km horários da para adormecer para mim quanto maior for a velocidade maior é a atenção o mínimo devia ser 150 kl horários
Acho justo
Na minha opinião 150km/h, considero uma velocidade com muito respeito. Passar dos 120, km/h para os 130km/h , considero normalíssimo e desejado.
150 km acho uma velocidade ótima, obriga ao condutor ir mais atento e tenho a certeza que baixa a sinistralidade, 120 num carro minimamente comido o condutor sem dar fé distrair-se muito mais , falo isso por experiência, já tive mais acidentes desde que o limite 120 entrou em vigor que quando era livre