Volvo passam a ser limitados a 180 km/h

Volvo tomou a iniciativa de limitar a velocidade máxima dos seus carros

Modelos Polestar não fazem parte desta medida de segurança.

A Volvo prometeu e cumpriu: doravante, todos os modelos que produz têm uma velocidade máxima limitada a 180 km/h. O construtor sueco justifica a decisão com uma estatística: um terço dos acidentes fatais são motivados por excesso de velocidade. Como tal, esta medida de segurança pretende contribuir para reduzir o número de mortos e de feridos graves ao volante. Em comunicado, a marca sueca vai um pouco mais fundo na questão dizendo que “muita gente não tem a noção real dos perigos do excesso de velocidade”.

Além do corte na velocidade máxima, a Volvo anunciou ainda o Care Key, uma “chave especial” que permite restringir ainda mais a velocidade limite do carro – algo que poderá ser útil, por exemplo, quando se emprega o carro a um condutor mais inexperiente. De fora destas medidas ficam os modelos da submarca Polestar.

Recorde-se que a Volvo ambiciona um futuro com zero mortos e feridos graves nas estradas. E, de acordo com a marca, o excesso de velocidade é um dos três principais riscos a combater – sendo que os outros dois são a distração ao volante e a condução sob o efeito de álcool e drogas.

Deixe um comentário

*