O supercarro de dois lugares traz um motor V6 de origem Ford com 600 cv e caixa manual.
A Donkervoort é um fabricante de luxo vindo dos Países Baixos que há quase 50 anos nos habituou aos seus modelos de elevada performance de pequena dimensão e levezinhos. Agora brinda-nos com a sua proposta mais extrema de sempre, sob a forma do P24 RS. Sem segredos, temos a fórmula do costume: motor à frente, condutor ao centro e potência atrás, embora desta vez com recurso a um novo propulsor. Trata-se de uma versão modificada do V6 3.5 turbo – utilizado no Ford GT, entre outros, e que substitui o habitual 2.5 de cinco cilindros turbo da Audi, 170 kg mais pesado. Neste caso são 600 cv e 800 Nm, num bloco que surge acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. O resultado são 2,5 segundos para cumprir 0-100 km/h e 7,3 seg. para 0-200 km/h. Sendo que o carro pesa apenas 780 kg, estamos perante uma relação peso/potência de 770 cv/tonelada. Anuncia uma velocidade máxima de 300 km/h.
Na prática, a Donkervoort permite escolher entre três níveis de potência, para este novo desportivo de dois lugares: 400, 500 e 600 cv. Existe ainda a possibilidade de afinar os amortecedores Tractive e o controlo de tração ao gosto do cliente. Os turbos, por sua vez, são da Van Der Lee Turbo. Além do mais, anuncia a capacidade para atingir 2,3 G em aceleração lateral, isto com a ajuda das rodas dianteiras expostas e das asas amovíveis. O mesmo sucede com as extensões aerodinâmicas na dianteira e com os spoilers traseiros. Este kit gera 90 kg de downforce a 250 km/h. Todos estes apêndices são em fibra de carbono a partir de uma peça única (com selo da Ex-Core), havendo igualmente no conjunto elementos impressos em 3D, nomeadamente as ponteiras de escape. O P24 RS vem munido de pequenas luzes diurnas no capot e faróis escamoteáveis. Na traseira encontra-se uma bagageira com 298 litros. Já no interior há espaço para dois ocupantes até 1,80 m, com a ajuda da remoção do teto de estilo targa. Pela primeira vez, a Donkervoort optou por um travão de mão elétrico e prescinde de um sistema de som. Há, no entanto, um painel de instrumentos digital e um sistema para contar as voltas em pista com ajuda de GPS. Mais: não há direção assistida, nem ABS ou ajudas à condução, com exceção para o controlo de tração.
O P24 RS será limitado a 150 unidades (50 das quais já com dono atribuído). O preço arranca perto dos 300 mil euros, antes de impostos.














