Curvar em subviragem de potência

View Gallery 3 photos

A atitude natural do Yaris GRMN a curvar depressa é a subviragem de potência. A foto de abertura mostra a altura em que o apoio já está estabilizado e usamos o suplemento de tração oferecido pelo diferencial autoblocante para neutralizar a atitude e transferir (por ação da aceleração) peso para o eixo traseiro; é possível ver que os pneus exteriores dianteiro e traseiro estão quase com o mesmo ângulo de deriva.

Pelo contrário, na entrada em curva, a segunda foto da galeria, é possível ver o pneu dianteiro exterior em esforço extremo, quase parecendo que a jante vai bater no chão. Porém, a afinação do chassis e o autoblocante permitem manter uma subviragem de potência, que vai aliviar a carga sobre a frente exterior e ajudar a distribuir o esforço de curvar mais pelas quatro rodas e, em última análise, elevar a aderência total disponível. Essa transição é visível na terceira foto da galeria.

 

Deixe um comentário

*