De acordo com o estudo BrandZ Top 100, o valor da marca nipónica cresceu 5% face ao ano anterior. A Mercedes ultrapassou a BMW no segundo lugar.
A empresa de estudos de mercado Kantar Millward Brown divulgou os resultados do Top 100 das marcas mais valiosas do mundo, que no sector dos automóveis continua a ser comandado pela Toyota pelo sexto ano consecutivo (quedando-se, no entanto, pelo 36.º no top 100). Face ao ano passado, a marca japonesa cresceu 5%, atingindo um valor estimado de perto de 26 mil milhões de euros, sobretudo devido ao aumento da procura dos seus SUV na Europa e EUA. A Toyota tem sido muito consistente neste ranking, alcançando o n.º 1 em 11 dos 13 anos em que estudo foi publicado.
Uma das grandes novidades neste top é a mudança no segundo lugar com a Mercedes a ultrapassar a BMW, com um crescimento de 9% e com um valor de 22 mil milhões de euros, sobretudo motivado pelo desempenho comercial na China, Brasil e Rússia e pelo sucesso do Classe E, explicam os responsáveis do estudo. Apesar disso, a BMW cresceu 4%.
No oitavo posto está a Tesla que cresceu o seu valor de 5,1 para 8,1 mil milhões de euros em relação ao ano passado, colando-se à Audi, que cresceu 3%. Após dois anos de ausência, a VW regressou ao top 10 com um valor de 5,1 mil milhões de euros. O top global voltou a ser liderado pela Google com um crescimento de 23% para um valor global de 261 mil milhões de euros. Seguem-se a Apple e a Amazon.
Top 10 dos construtores auto (respetivo valor, lugar do top 100 e crescimento em% face a 2017)
- Toyota $29.99 (36) +5
- Mercedes $25.68 (46) +9
- BMW $25.62 (47) +4
- Ford $12.74 (96) -2
- Honda $12.70 (97) +4
- Nissan $11.43 (*) +1
- Audi $9.63 (*) +3
- Tesla $9.42 (*) +60
- Maruti Suzuki $6.38 (*) —
- Volkswagen $5.99 (*) —
(*) Não integra o top 100