Os 5 erros mais comuns ao usar o ar condicionado

No verão, ligar o a/c no máximo, sem arejar primeiro o carro, é um dos erros mais frequentes dos condutores.

A Seat identificou os cinco erros mais comuns que se cometem na utilização do ar condicionado no verão. Uma temperatura de 35 graus no habitáculo pode afetar o tempo de reação do condutor até 20% (tendo o efeito similar ao de 0,5g/l de álcool no sangue), pelo que se aconselha que o interior seja mantido fresco. Aliás, nesta altura do ano, o interior de um carro estacionado ao sol pode atingir 60 graus centígrados. Em cerca de meia hora, é possível baixar a temperatura em 25 graus, bastando seguir apenas alguns passos. O primeiro dos quais é arejar o habitáculo durante cerca de um minuto, abrindo as janelas e as janelas, ainda com o carro parado. Depois disso, já pode fechar as portas e as janelas e ligar a climatização. Manter ativado o comando de recirculação do ar é outro erro clássico, pois é uma ação que favorece o embaciamento dos vidros. Como tal, aconselha-se a opção Auto para que o fluxo do ar se autorregule, de modo a seja mais eficiente e homogéneo. Outro conselho é que se ligue o ar condicionado nem que seja com uma temperatura mais elevada, para evitar que os vidros embaciem quando a temperatura exterior subir ligeiramente.

É aconselhável que as saídas de ventilação não estejam apontadas para a cara dos passageiros mas sim para cima, de modo a que chegue a todos os ocupantes de modo uniforme. Outro erro muito usual é o de ligar o ar condicionado no máximo, sem arejar o carro em primeiro lugar.

A manutenção do carro também tem influência neste processo, pelo que há que ter em atenção o nível do óleo, do líquido dos travões e pressão dos pneus. Recomenda-se mudar os filtros a cada 15 a 20 mil km, porque assim não se perde consistência no fluxo de ar nem força de saída nas grelhas de ventilação.

Deixe um comentário

*