Audi R8 V10 melhorado passa a debitar 620 cv

View Gallery 29 photos

O Audi R8 recebeu uma atualização – visual mais dinâmico, suspensão melhorada e 5,2 litros V10 mais potente: 570 cv (versão de acesso) e 620 cv (versão Performance quattro, a nova designação do anterior V10 Plus).

A Audi atualizou o R8, com o desportivo a ostentar, ao contrário do que chegou a ser sugerido, um motor V10 naturalmente aspirado de 5,2 litros, em vez de um V6 turbo.

O modelo, que ganhou um visual mais dinâmico, está mais potente.

Assim, na versão de acesso, o V10 garante 570 cv (419 kW) e 550 Nm de binário, o que representa um acréscimo de 30 cv e 10 Nm face à versão anterior.

Com esta potência, o coupé acelera dos 0-100 km/h em 3,4 segundos e o Spyder cumpre este mesmo desafio em 3,5 segundos. Na variante V10, o R8 Coupé alcança 324 km/h e o R8 Spyder atinge 322 km/h.

Por seu lado, o Audi R8 V10 Performance Quattro (a designação Performance substitui a anterior V10 plus), com o seu 5,2 litros FSI V10 de 620 cv (mais 10 cv) e 580 Nm (mais 20 Nm), “sprinta” dos 0-100 km/h em 3,1 segundos (Coupé) e em 3,2 segundos (Spyder). A velocidade máxima do R8 na sua versão mais potente é 331 km/h (Coupé) e 329 km/h (Cabrio).

Suspensão e ESP recalibrados

A suspensão do R8 foi recalibrada para proporcionar um comportamento mais dinâmico. As transições entre os modos de condução – Comfort, Auto, Dynamic e Individual – foram ajustadas, com o intuito de se tornarem mais percetíveis.

Passam a existir três novas afinações para o R8 V10 Performance Quattro – dry (pisos secos), wet (pisos molhados) e snow (neve) -, as quais adaptam os parâmetros do modelo ao coeficiente de fricção da estrada.

A revisão do sistema de controlo de estabilidade (ESP) permitiu reduzir as distâncias de travagem em até 1,5 metros (a partir dos 100 km/h) e de até cinco metros (a partir dos 200 km/h), dependendo das condições exteriores.

O R8 equipa jantes de 19” de série, havendo a opção de jantes de 20”.

Para reforçar o visual desportivo, os discos de cerâmica são em cinza ou vermelho.

Uma curiosidade: a Audi alterou a aparência da baía do motor, instalando uma nova cobertura de três peças que esconde componentes como o filtro de ar.

Este revisto R8 chega aos stands no primeiro trimestre de 2019.

Deixe um comentário

*