Battista é novo supercarro Pininfarina com 1900 cv

Battista Pininfarina View Gallery 3 photos

Com a promessa de ser o carro italiano mais rápido e mais potente de sempre, o modelo elétrico será revelado no Salão de Genebra.

A Automobili Pininfarina começou por apresentar o protótipo do supercarro PF0 na edição deste ano do concurso de elegância de Pebble Beach, nos EUA. A grande novidade é que modelo de produção será revelado em março no Salão de Genebra, na Suíça, com o nome Battista – em homenagem ao designer e fundador do famoso carroçador Carrozzeria Pininfarina (na década de 1930), Battista “Pinin” Farina, que se notabilizou pelas produções para marcas como a Ferrari ou a Lamborghini. Em causa está um modelo elétrico de design futurista de dois lugares, com um capot alongado e “nariz” pequeno, que promete ser o modelo italiano mais rápido e potente de sempre, contando, alegadamente, com um sistema propulsor com 1900 cv de 2300 Nm, de origem Rimac. Este modelo revolucionário da marca que atualmente tem ao leme Paolo, o neto do fundador, possui caraterísticas que deverão permitir acelerações de 0-100 km/h em menos de 2 segundos e atingir uma velocidade máxima superior a 400 km/h. O pack de bateria proporcionará uma autonomia de pelo menos 450 km entre carregamentos e um tempo estimado apenas 40 minutos para carregar 80%, garante o CEO da marca, Michael Perschke, ex-BMW e Audi. A Pininfaria produzirá a partir do outono de 2020 apenas 150 unidades do novo modelo (50 para a Europa), a um preço a rondar os 2 milhões de euros. O Battista será produzido nos arredores de Turim, mas os escritórios da Pininfarina são em Munique. A marca Pininfarina pertence atualmente ao mesmo dono da indiana Mahindra.

O Battista possui uma estrutura em fibra de carbono, o pack de baterias está entre os bancos da frente e atrás da antepara traseira. O modelo utilizará equipamentos de outros fabricantes de renome, nomeadamente o sistema de travagem e os bancos. O antigo piloto de F1 Nick Heidfled ficará responsável pelo desenvolvimento do carro.

Apenas em jeito de curiosidade, o Battista não será o primeiro modelo de produção em série com logótipo da Pininfarina. O primeiro foi o Fiat 124 Sport Spider original, comercializado entre 1983 e 1985 (os seus últimos anos de produção).

Deixe uma resposta

*