Protótipo antecipa novo Mitsubishi Outlander PHEV

Mitsubishi Engelberg Tourer Concept View Gallery 7 photos

O SUV híbrido Plug-in Engelberg Tourer anuncia 70 km de autonomia em modo elétrico.

A Mitsubishi revelou esta semana no Salão de Genebra o protótipo do SUV de sete lugares Engelberg Tourer – nome de uma estância de ski na Suíça. Trata-se de um híbrido Plug-in de tração integral que antecipa a direção do futuro Outlander PHEV, um dos principais trunfos da marca japonesa na atualidade. Estilisticamente, o Engelberg segue a mesma linha do atual ASX, com elementos de formato angular que deverão ser integrados em futuros modelos de produção da marca. Incorpora também uma caixa de transporte de mercadoria no tejadilho com abertura eletrónica e com projetores em LED incorporados. Por dentro, o protótipo mostra uma grande evolução face aos modelos atualmente em produção, com um ecrã central de grandes dimensões para operar o sistema de infotainment, num estilo mais minimalista, elegante e apoiado da tecnologia. O Engelberg Tourer integra ainda câmaras em vez de espelhos retrovisores convencionais.

O mais importante neste concept é a nova geração do sistema híbrido Plug-in de tração integral. É feito com base num motor 2.4 de quatro cilindros atmosférico (que pode ser a fonte principal de propulsão ou apenas gerador de maneira a carregar as baterias quando circula em modo elétrico), a funcionar em conjunto com uma dupla de motores elétricos (um por cada eixo) e um conjunto de baterias de 20 kWh de capacidade instalado no piso do carro. Segundo o fabricante nipónico, o sistema anuncia uma autonomia em modo elétrico para 70 km (WLTP) – em vez dos 54 km do Outlander PHEV atual – e 700 km com o motor a gasolina, entre abastecimentos. Segundo a Mitsubishi, o Engelberg Tourer utiliza tecnologia inspirada no Lancer Evolution, incluindo um sistema de vectorização de binário e um controlo de tração/estabilidade para todo o tipo de condições.

Além do Engelberg, a Mitsubishi mostrou na Suíça um sistema de carregamento doméstico, o Dendo Drive House. Em causa está um sistema bidirecional, com painéis solares e uma bateria, feito para fazer parte integrante de uma habitação. Este sistema permite que um híbrido Plug-in ou um carro elétrico possa ser carregado através de painéis solares, ao mesmo tempo que deixa o carro fornecer eletricidade à casa em situações de emergência.

https://www.youtube.com/watch?v=vlkJIsA0dB4

Deixe um comentário

*