Próximos Cayman e Boxster serão “eletrificados”

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A partir de 2022, a dupla de modelos da Porsche terá versões híbridas e 100% elétricas, com plataformas diferentes.

Reforçando o seu compromisso com a “eletrificação”, a Porsche vai apostar na próxima geração da dupla 718 Boxster e Cayman numa gama onde constarão opções híbridas e 100% elétricas (na imagem principal o protótipo Boxster E de 2011). A nova geração do roadster e do coupé têm lançamento previsto para 2022 e segundo o chairman da Porsche, em declarações à Autocar, já existem protótipos dos 718 totalmente elétricos, mas também está a ser construído um protótipo híbrido”. Oliver Blume não esclareceu, no entanto, se serão versões micro-híbridas ou plug-in, ou ambas (na segunda imagem o “one-off” do Cayman E-Volution Concept de 2017). As versões híbridas serão alegadamente baseadas nas que estão a ser desenvolvidas para o facelift do novo 911, a lançar nos primeiros anos da próxima década. A diferença é que no 911 o sistema será adaptado a um seis cilindros boxer e nos novos 718 Boxster e Cayman num quatro cilindros. Os sistemas híbridos recorrerão a um sistema elétrico de 48V e um motor elétrico em forma de disco integrado numa versão modificada da atual caixa de dupla embraiagem de sete velocidades PDK.

Independentemente da escolha do formato híbrido, a principal aposta na nova geração deverá ser mesmo a 100% elétrica, que será feito com base na nova plataforma, a PPE – construída em parceria com a Audi e que servirá, entre outros, para o novo e-tron GT. Além disso, esta variante EV será apoiada numa nova tecnologia de baterias, de maior densidade, em estado sólido – uma solução, com estreia previsto para 2025 para um sucessor do 918 Spyder, que acrescenta maior densidade energética, sem adicionar peso ao conjunto. Um estudo interno da Porsche concluiu que a tecnologia apoiada em baterias de iões de lítio não é suficientemente avançada para modelos elétricos. Mas o mesmo estudo indica que serve perfeitamente para versões híbridas ou plug-in, pois permite uma autonomia até 300 km. Por isso, a marca alemã terá decidido continuar a utilizar a plataforma atual para as versões híbridas da próxima geração do Boxster e do Cayman, sem grandes alterações na estrutura.

O plano da Porsche passa por “espelhar” a gama Boxster/Cayman, com a do Macan (a lançar nos próximos dois ou três anos), que continuará a ser feito com base na atual base MLB, com versões híbridas, mas que passará a contar com uma versão elétrica de estrutura PPE. Blume justifica a opção com as diferentes sensibilidades dos mercados: a China quer elétricos, a Rússia não tanto, por exemplo.

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