Ingleses “ressuscitam” Jaguar XJ13

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O Ecurie LM69 é uma versão “road legal” do mítico modelo de competição.

Os ingleses da Ecurie Cars apresentaram o LM69, uma versão de estrada do protótipo de corridas Jaguar XJ13, um exemplar único desenhado por Malcom Sayer em 1966 concebido para competir nas 24h de Le Mans desse ano. Tal nunca se veio a verificar uma vez que com a mudança de regulamentos o bólide não chegou a ser homologado. Em 1971, Norman Dewis teve um grave acidente com o carro, que viria mais tarde a ser restaurado pela própria marca – e que atualmente está em exibição no British Motor Museum. O modelo original nunca chegou a ser avaliado oficialmente, mas ao ter rejeitada uma oferta de perto de 8 milhões de euros em 1996 fez com que o seu valor disparasse face ao Ferrari 250 GTO, que é considerado o carro mais caro do mundo.

É verdade que esta não é a primeira réplica do emblemático modelo de competição, mas este tem alguns truques na manga. Por exemplo, o processo de produção recorreu a técnicas e materiais disponíveis no período em que foi feito o modelo original. Houve várias evoluções notórias, a começar pela mudança do formato roadster para coupé, a que se juntam inúmeras melhorias no capítulo aerodinâmico, nomeadamente uma asa traseira de grandes dimensões e aletas. Através do vidro traseiro é possível ver o motor V12 5.0 de quatro válvulas por cilindro, atmosférico e de colocação central que debita 509 cv – capaz de atingir uma velocidade máxima de 259 km/h. De modo a melhorar a performance face ao original, foram utilizados pneus mais largos e jantes maiores, operadas modificações no motor e recorreu-se a material compósito na carroçaria.

Limitado a 25 unidades, o LM69 será construído através de um processo artesanal na fábrica da Ecurie em Redditch, no Reino Unido. Os preços serão revelados nas próximas semanas. Estreará ao público no London’s International Concours of Elegance, em setembro.

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