Réplica do Jaguar XJ13 vai a leilão

Réplica do Jaguar XJ13 View Gallery 21 photos

Cópia do exemplar único do modelo de competição está avaliada em 350 mil euros.

O XJ13 é um protótipo de competição desenvolvido em 1966 pelo diretor da Jaguar Engineering, William Heynes, para correr em Le Mans. Acontece que o modelo nunca competiu, devido à fusão da Jaguar com a BMC nesse mesmo ano, que cancelou o projeto. Em 1971, o carro foi utilizado para filmagens em pista, mas bateu, obrigando a Jaguar a reconstruir o modelo e a colocar o espécime no seu museu em Coventry (no Reino Unido). Posteriormente, os especialistas neozelandeses da Tempero Coach and Motors Co. construíram seis réplicas exatas deste XJ13 e uma delas vai ser leiloada a 16 de agosto num leilão da RM Sotheby’s que se realizará na Califórnia (EUA), por um valor estimado de 350 mil euros.

A Tempero recorreu às maquetes originais da marca britânica para a elaboração desta réplica (que até já venceu vários prémios). A carroçaria e o chassis em alumínio são iguais aos do XJ13 original, assim como o interior em couro. Para o para-brisas de formato curvo foi utilizado um vidro original Jaguar Triplex. Até ao nível da performance, tudo promete remeter para o modelo da Jaguar: motor V12 5.3 com mais de 500 cv, acoplado a uma caixa de velocidades ZF DS5 de cinco velocidades. Anuncia uma velocidade máxima de 320 km/h.

A título de curiosidade, o valor do XJ13 original é desconhecido. Mas sabe-se que em 1996, foi recusada uma proposta de 7,5 milhões de euros – mais do triplo do valor do Ferrari 250 GTO na mesma altura.

Deixe um comentário

*