Mercedes Classe S elétrico a caminho de Frankfurt

EQC foi o primeiro elétrico da Mercedes-Benz View Gallery 2 photos

O novo protótipo terá a companhia do GLB35 AMG, entre outros.

A Mercedes-Benz anunciou quais serão as suas estrelas na próxima edição de Frankfurt, que abrirá as suas portas ao público a 12 de setembro na Alemanha. A principal novidade será um novo protótipo elétrico EQ, cuja natureza ainda não foi confirmada. Contudo, à luz do protótipo recentemente “apanhado” em testes, é provável que seja o EQS, uma versão elétrica da berlina Classe S. Prevê-se que este novo modelo passe à produção em 2022. De acordo com a Auto Express, aquele que se tornará no novo modelo elétrico de referência da marca de Estugarda será feito a partir de uma nova plataforma – o SUV EQC (na imagem), já em comercialização, é uma adaptação da base do GLC. A nova estrutura será modular e recorrerá a uma mistura de aço, alumínio e fibra de carbono, podendo servir para SUV ou berlinas de grandes dimensões, num total até cinco tipos de formatos de carroçaria. Esta nova base tem ainda a particularidade de não exigir uma linha de produção específica, o que significa que o EQS poderá ser feito juntamente com a próxima geração do Classe S “convencional” na nova “Factory 56” em Estugarda. A Mercedes-Benz registou recentemente várias patentes de nomes para a gama, que vão do EQS 350 ao EQS 600, dando a entender que haverá várias versões com diferentes níveis de potência. O sistema propulsor do EQS poderá ser o mesmo utilizado no EQC, com um motor elétrico por cada eixo, permitindo tração integral. Uma vez que a nova plataforma permitirá maximizar o espaço interior, é quase certo que o fabricante apostará num conjunto de baterias maior face aos 80 kWh do SUV. É de esperar, portanto, que a potência do EQS possa superar os 408 cv do EQC.

Confirmado para Frankfurt está o Mercedes-AMG GLB35, uma versão desportiva do novo SUV compacto com opção de sete lugares, a contar com um motor 2.0 de quatro cilindros turbo a debitar 306 cv, a funcionar em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. Esta versão de alta performance acrescentará ainda um sistema de tração integral 4Matic capaz de enviar 50% de binário para o eixo traseiro e uma suspensão desportiva. Deverá anunciar 0-100 km/h em menos de cinco segundos.

No stand da Mercedes-Benz no certame estarão ainda outras estreias mundiais para já desconhecidas, entre elas novas versões híbridas plug-in. A Smart, por exemplo, mostrará versões atualizadas da sua dupla de modelos elétricos Fortwo e Forfour, provavelmente com uma atualização a nível de motor.

Deixe um comentário

*