Audi mostra “off-roader” do futuro

Audi AI:Trail Concept View Gallery 15 photos

O AI:Trail é um exercício de estilo elétrico com 435 cv.

A Audi aproveitou a edição deste ano do Salão de Frankfurt para revelar o protótipo de um todo o terreno elétrico do futuro. O AI:Trail quattro completa a série de quatro concept cars da marca de Ingolstadt, que começou em 2017 com a berlina de luxo Aicon, e que passou pelo urbano AI:Me e pelo desportivo AI:Race (anteriormente conhecido como PB18 e-tron). Com tração integral, o novo estudo conta com um motor elétrico por roda. Reúne uma potência máxima de 435 cv e 1000 Nm. A Audi ainda não anunciou a capacidade da bateria, mas estima que proporcione uma autonomia entre 400 e 450 km ou 250 km fora de estrada. A velocidade máxima é de 130 km/h. O AI:Trail está concebido para incorporar um sistema de condução autónoma de nível 4.

Com 4,15 metros de comprimento e 2,15 m de largura, tem uma altura ao solo de 34 cm e pneus com 850 mm de diâmetro. Tem capacidade de passar a vau a mais de meio metro. A carroçaria tem muitas superfícies transparentes, de modo a facilitar a visão dos ocupantes. O tejadilho, por exemplo, é totalmente feito em vidro. Predomina aço, alumínio e fibra de carbono na construção, de uma viatura com 1750 kg. Tem um sistema de portas de abertura invertida e não tem pilar central. O para-choques traseiro tem um compartimento para guardar objetos e o para-brisas pode levantar-se de modo a dar acesso a um compartimento que há no tablier. Sem “mínimos” ou “máximos” convencionais, a função de iluminação exterior deste concept é feita por cinco drones Audi Light Pathfinders de formato triangular equipados com LED Matrix. Estes voam aos pares e são capazes de iluminar o caminho em frente e, inclusivamente, recolher imagens que podem ser projetadas no sistema de infotainment via Wi-Fi. Quando ficam sem bateria, é possível carregar estes drones no tejadilho através de um sistema por indução. Nessa altura os drones podem iluminar o redor da viatura, quando o carro está parado, para um piquenique, por exemplo, ou interior do carro.

O habitáculo tem quatro lugares individuais. Os da frente são convencionais e com cintos de segurança de quatro apoios. Os traseiros são os bancos em tecido amovíveis que podem ser utilizados no exterior. O volante não tem um aro convencional e tem logo atrás dele é um suporte para o smartphone poder operar a navegação e as funções do carro. Nas extremidades do habitáculo estão ecrãs que projetam as imagens captadas por câmaras que substituem os espelhos retrovisores convencionais. Ao lado dos bancos da frente está o Audi Light Companion, luzes ambiente escamoteáveis. Na sua base estão várias câmaras que podem gravar imagens e até fazer upload para as redes sociais.

Deixe um comentário

*