Audi prepara elétrico com base em nova plataforma

Audi prepara novo elétrico View Gallery 4 photos

Concept abrirá caminho a uma nova família de modelos que serão feitos a partir de uma estrutura PPE desenvolvida em conjunto com a Porsche.

A Audi apresta-se para apresentar um novo protótipo elétrico. O concept, que fará a sua estreia num dos próximos grandes salões, pode já ser visto num conjunto de imagens teaser, ainda encoberto e na companhia dos mais recentes modelos elétricos da marca de Ingolstadt, e-tron, e-tron GT e Q4 e-tron. A principal particularidade deste estudo é que inaugurará a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em conjunto entre a Audi e a Porsche – que tem a capacidade de fazer modelos com diferentes formatos de carroçaria, incluindo berlinas e SUV. Esta promete ainda elevar os níveis de refinamento e que ajudará a aumentar de forma substancial a autonomia – podendo aproximar-se dos 500 km. Nas imagens é possível ver a frente do novo modelo cujo nome ainda é desconhecido, onde surge a grelha caraterística dos modelos elétricos da marca alemã. A imprensa britânica adianta que o modelo em questão será um coupé de quatro portas com um tamanho entre um A5 e um A7 Sportback, mas com uma linha de tejadilho mais alta de modo a compensar o piso mais alto onde por sua vez estão encaixadas as baterias. Terá um sistema elétrico de 800V, tal como o Porsche Taycan, e permitirá carregamentos até 350 kW.

Por falar dos carros na imagem, o próximo modelo a avançar para produção é o Q4 e-tron. Feito a partir da base modular MEB, o SUV de formato coupé, que funcionará como elétrico de acesso à gama, começou por ser mostrado em março no Salão de Genebra (num formato muito próximo do definitivo) e será produzido a partir do final de 2020. Apenas os puxadores, espelhos e jantes serão mudados no modelo de produção. Este SUV elétrico contará com duas versões: com apenas um motor elétrico traseiro ou de tração integral com dois motores. Nos planos estão ainda diferentes tamanhos de baterias.

A Audi prevê ter no mercado 20 carros elétricos, recorrendo a quatro plataformas diferentes, até 2025.

Deixe um comentário

*