Porsche prepara novo sistema 4WD para SUV elétrico

Porsche tem vindo a testar um novo sistema de tração integral com quatro motores elétricos

Com um motor por roda, tecnologia permite uma vectorização de binário ainda mais precisa em situações de perda de tração.

A Porsche está a desenvolver um novo sistema de tração integral para carros elétricos no qual recorre a quatro motores (um por roda), uma solução que permite uma vectorização de binário mais precisa. De acordo com o fabricante alemão, que tem vindo a testar num SUV o novo sistema 4WD no gelo e na neve, esta tecnologia (sobretudo feita a pensar em situações de perda de aderência em curvas fechadas a grande velocidade ou em piso molhado) possibilita um controlo superior, com a vantagem de não recorrer a qualquer tipo de sensores. Para contrariar situações críticas de perda de controlo da viatura, o sistema da Porsche aplica uma travagem na roda interior do eixo traseiro ao mesmo tempo que acelera a roda exterior. No fundo, trata-se de replicar a receita do diferencial autoblocante, mas com a vantagem que os motores elétricos permitem uma aceleração mais rápida. O sistema controlado eletronicamente consiste num software inteligente que trabalha em permanência (a cada milésimo de segundo) com os quatro motores elétricos de modo a alcançar o máximo de aderência possível, mantendo um comportamento neutro. “É como se cada motor tivesse o seu próprio pedal de acelerador”, avança Martin Rezac, o responsável de desenvolvimento de funções da Porsche Engineering. Este sistema poderá ser aplicado a outro tipo de motores e formato de carroçaria.

A marca Zuffenhausen criou ainda um sistema monitorização do condutor, com o objetivo de garantir a sua máxima segurança. Este recurso analisará, entre outras coisas, a forma como o condutor está a utilizar o pedal do acelerador. Caso identifique algum comportamento estranho, o sistema assumirá os comandos, travando o carro ou regulando a potência de cada roda, por exemplo.

Ambos os sistemas deverão estrear num novo SUV elétrico da Porsche, possivelmente o Macan elétrico previsto para 2021.

Deixe uma resposta

*