Com um motor por roda, tecnologia permite uma vectorização de binário ainda mais precisa em situações de perda de tração.
A Porsche está a desenvolver um novo sistema de tração integral para carros elétricos no qual recorre a quatro motores (um por roda), uma solução que permite uma vectorização de binário mais precisa. De acordo com o fabricante alemão, que tem vindo a testar num SUV o novo sistema 4WD no gelo e na neve, esta tecnologia (sobretudo feita a pensar em situações de perda de aderência em curvas fechadas a grande velocidade ou em piso molhado) possibilita um controlo superior, com a vantagem de não recorrer a qualquer tipo de sensores. Para contrariar situações críticas de perda de controlo da viatura, o sistema da Porsche aplica uma travagem na roda interior do eixo traseiro ao mesmo tempo que acelera a roda exterior. No fundo, trata-se de replicar a receita do diferencial autoblocante, mas com a vantagem que os motores elétricos permitem uma aceleração mais rápida. O sistema controlado eletronicamente consiste num software inteligente que trabalha em permanência (a cada milésimo de segundo) com os quatro motores elétricos de modo a alcançar o máximo de aderência possível, mantendo um comportamento neutro. “É como se cada motor tivesse o seu próprio pedal de acelerador”, avança Martin Rezac, o responsável de desenvolvimento de funções da Porsche Engineering. Este sistema poderá ser aplicado a outro tipo de motores e formato de carroçaria.
A marca Zuffenhausen criou ainda um sistema monitorização do condutor, com o objetivo de garantir a sua máxima segurança. Este recurso analisará, entre outras coisas, a forma como o condutor está a utilizar o pedal do acelerador. Caso identifique algum comportamento estranho, o sistema assumirá os comandos, travando o carro ou regulando a potência de cada roda, por exemplo.
Ambos os sistemas deverão estrear num novo SUV elétrico da Porsche, possivelmente o Macan elétrico previsto para 2021.