Toyota GR Yaris fez últimos testes no Estoril

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Modelo inspirado no carro de ralis tem tração integral, caixa manual e um novo motor 1.6 de três cilindros com cerca de 275 cv.

A Toyota está a ultimar a estreia da nova versão desportiva baseada na nova geração do Yaris. O GR Yaris (que vem envergando o nome de código GR-4) tem estreia agendada ao público para 10 de janeiro no Tokyo Auto Salon, no Japão, mas a Toyota realizou um último batalhão de testes no circuito do Estoril esta semana, num protótipo ainda camuflado. O novo “pocket rocket”, sucessor espiritual do Celica GT, é inspirado no modelo de competição Yaris WRC. Ao contrário do que sucede com o Yaris normal, que é exclusivamente um modelo de cinco portas, o novo desportivo nipónico surge apenas disponível no formato de três portas. Tem a particularidade de integrar um sistema de tração integral (com diferencial elétrico dianteiro e traseiro de série – havendo opção de diferenciais mecânicos para ambos os eixos), surge exclusivamente associado a uma caixa manual de seis velocidades e conta debaixo do capot com inédito motor 1.6 turbo de três cilindros capaz de debitar mais de 250 cv (talvez na ordem dos 275 cv, segundo especulam alguns dos jornalistas internacionais que já tiveram oportunidade de testar o modelo em solo nacional) e mais de 350 Nm de binário. Os responsáveis da Toyota justificam a escolha deste motor pelo baixo peso e por necessidade para homologação para o próximo modelo de ralis na categoria R5. Os condutores poderão optar entre os modos de condução: Normal (com uma distribuição de potência 60/40), Sport (30/70) e Track (50/50).

Este modelo que faz a ponte entre a gama Yaris convencional e o modelo de competição surge com vias dianteira e traseira mais larga (mantendo, no entanto, a mesma distância entre eixos), maior rigidez torcional e um kit aerodinâmico reforçado (com destaque para a asa traseira). A linha de tejadilho é 95 mm mais baixa face ao modelo que lhe serve de base. A carroçaria tem elementos em plástico revestido a fibra de carbono, fibra de carbono forjada e alumínio (tejadilho, tampa da mala, capot e asas dianteiras). Ao todo, o GR Yaris é 38 kg mais leve face ao Yaris convencional. Este novo Yaris com selo da divisão desportiva Gazoo Racing apresenta ainda uma distribuição de pesos otimizada (com o motor a surgir montado a 21 mm mais atrás) e uma suspensão traseira de triângulos sobrepostos. O Yaris GR ganha também novas jantes de 18 polegadas e pinças de travão de quatro êmbolos à frente e jantes de 16 polegadas e pinças de dois êmbolos atrás.

No processo de desenvolvimento colaborou a Toyota Motorsport e a Tommi Mäkinen Racing, responsáveis pelo programa do mundial de ralis. Os homens da Toyota dizem que este modelo estrada GR Yaris tem 80% de um modelo de ralis. Aquele que é o primeiro desportivo desenvolvido totalmente pela Toyota nos últimos 20 anos deverá estar disponível para encomenda na primavera e as primeiras entregas estão previstas para o outono de 2020.

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