Primeiro Plymouth com motor V8 vai a leilão

Plymouth Belmont Concept View Gallery 12 photos

O modelo foi feito para competir com o Chevrolet Corvette, mas nunca chegou a ser produzido.

O mercado automóvel norte-americano sempre se caraterizou pela existência de uma intensa competitividade entre as diferentes marcas. Por cada modelo de um fabricante surge logo outro rival à altura. Os anos da década de 1950 não foram exceção, com a Ford e a Chevrolet a disputarem o “trono” dos automóveis desportivos com o Thunderbird e o Corvette. Já a Plymouth, na altura detida pela Chrysler, não quis ficar para trás e desenvolveu um concept do que seria o seu automóvel desportivo.

Batizado com o nome Belmont, este protótipo foi apresentado ao público em 1954 no Salão Automóvel de Chicago, nos EUA. Desenhado por Virgil Exner para ser um desportivo descapotável capaz de rivalizar com o Corvette, o modelo trouxe a jogo uma série de inovações, sendo o primeiro Plymouth com carroçaria em fibra de vidro e o primeiro modelo da marca com um motor V8. Ainda assim, a intenção de o produzir nunca foi consumada e acabou por ser construído somente um exemplar. A verdade é que este veículo único ainda chegou a ser utilizado em diversos filmes da época recheados de atores conhecidos como Eddie Fisher ou Tony Curtis.

Mais recentemente, este Plymouth Belmont Concept foi alvo de um restauro por parte da empresa Mike Fennel Restorations, tendo participado posteriormente em inúmeros concursos de automóveis clássicos. Este pedaço de história da Plymouth vai agora a leilão pela Mecum Auctions através do programa Mecum Gallery Exposition. O valor estimado ainda não revelado, mas da última vez que foi a leilão o Belmont foi arrematado por 1,18 milhões de euros.

Deixe um comentário

*