Aston Martin DB2/4 de Carroll Shelby vai a leilão

Aston Martin DB2/4 Mk III Saloon View Gallery 11 photos

Desaparecida durante 30 anos, esta é uma das 83 unidades com volante à esquerda.

É sabido que a Aston Martin é responsável por fabricar alguns dos automóveis mais bonitos de sempre. Essa fama foi adquirida, em grande parte, graças aos modelos construídos no final dos anos 1950 e início dos anos 1960. Quando foi mostrado ao público no Salão de Genebra (Suíça) de 1957, o DB2/4 MkIII foi apresentado com a pretensão de trilhar o caminho para o que viria a ser o futuro do design da marca britânica.

Surge agora em leilão um exemplar de 1958 extremamente valioso dado o valor simbólico que carrega. Este Aston Martin teve com proprietário Carroll Shelby, numa altura em que o piloto e preparador norte-americano corria pela marca de Gaydon. Curiosamente, este é precisamente o automóvel que Shelby conduzia no seu dia a dia quando alcançou a famosa vitória à geral nas 24 horas de Le Mans de 1959, sendo uma das 83 unidades com volante à esquerda produzidas para serem comercializadas na América do Norte. Quanto ao modelo em si, a principal diferença do DB2/4 MkIII para as anteriores gerações é percetível sobretudo no design exterior e no motor de 2,9 litros completamente redesenhado por Walter Owen Bentley, fundador da marca inglesa com o mesmo nome, de modo a conseguir extrair 164 cv de potência.

Após o término da época desportiva, Carroll Shelby vendeu o seu Aston Martin que desapareceu por completo durante cerca de 30 anos, até ser encontrado a meio da década de 1990 por Ed Herrmann. O mestre de cerimónias do concurso de elegância de Pebble Beach contratou a RM Auto Restorations para recuperar o veículo à sua condição original, com a pintura “Cardinal Grey” e o interior em couro vermelho.

Este histórico Aston Martin DB2/4 MkIII será leiloado pela RM Sotheby’s entre 6 e 7 de março na ilha de Amelia, nos EUA. A leiloeira não estimou o valor deste modelo.

Deixe um comentário

*