Exemplar único de Ferrari “off-road” vai a leilão

Ferrari Dino Safari View Gallery 6 photos

Baseado no Dino 308 GT4, este modelo radical foi criado para circular fora de estrada sem constrangimentos.

Quando pensamos em automóveis da Ferrari, a última ideia que nos vem à cabeça é utilizar os modelos italianos fora de estrada. Contudo, o concessionário de clássicos DriverSource localizado no Texas (EUA), achou que esse pensamento poderia ser descartado. Para tal, decidiu transformar um Ferrari Dino 308 GT4 num veículo com capacidades “off-road”, batizando-o com o nome “Safari”.

A verdade é que a marca com sede em Maranello até está familiarizada com os terrenos para lá do alcatrão. Utilizando um 308 GTB, a Ferrari chegou mesmo a participar no WRC e alcançou um segundo lugar no Rali da Córsega de 1982. Agora, utilizando como base um Dino 308 GT4, o único Ferrari desenhado pelo designer Bertone e o primeiro modelo italiano com motor central e disposição 2+2, os engenheiros do concessionário DriverSource construíram um exemplar único. O motor V8 de 3.0 litros com 255 cv de potência deste modelo com o chassis número #10572 não sofreu qualquer alteração. Tudo o resto foi aprimorado. A nível mecânico foi instalada uma suspensão de tipo “coilover” para aumentar a distância ao solo, a direção foi ajustada aos novos parâmetros e foram montadas umas jantes Corsa Velocità com pneus Michelin de todo o terreno.

No exterior, o modelo recebeu guarda-lamas em fibra de vidro, uma antena CB, um para-choques frontal específico, uma estrutura adjacente ao para-choques traseiro, um conjunto de quatro óticas da Hella e ainda uma película de vinil preta ao redor de toda a zona inferior do veículo. Já o interior foi todo recondicionado respeitando as especificações de fábrica. Esta meticulosa transformação foi terminada em 2019 e custou cerca de 24 mil euros. O modelo inclui ainda o livro de manutenção original, uma cópia do manual de instruções, os recibos de todas as intervenções realizadas e ainda um conjunto de ferramentas.

O leilão organizado pela Worldwide Auctioneers em Riade (na Arábia Saudita) será no dia 23 de novembro deste ano. O valor base de licitação deste Safari ainda não foi divulgado.

Deixe um comentário

*