Alfa Romeo estreia Giulia GTA e GTAm com 540 cv

Alfa Romeo GTAm View Gallery 20 photos

Dupla de modelos desportivos “lightweight” servem para assinalar os 110 da fundação da marca italiana.

No ano em que celebra o seu 110º aniversário, a Alfa Romeo resolveu ressuscitar uma das suas siglas mais emblemáticas Gran Turismo Alleggerita (GTA). Mais concretamente com duas edições limitadas do Giulia, que remetem para o Giulia GTA de 1965, um modelo desenvolvido pela Autodelta a partir do Giulia Sprint GT, um modelo que brilhou na competição automóvel.

O novo Giulia GTA é uma evolução do Giulia Quadrifoglio, surgindo equipado com uma versão mais potente do motor V6 2.9 biturbo, agora com 540 cv (mais 30 cv) – tornando-se no modelo mais potente de sempre da Alfa Romeo. Com uma relação peso/potência de 2,82 kg/cv, a versão GTA é 100 kg mais leve face ao modelo que lhe serve de base. O GTA acrescenta vários um capot, tejadilho, para-choques, cavas das rodas e veio da transmissão em carbono. Nesta configuração, a berlina anuncia 0-100 km/h em 3,6 segundos e uma velocidade máxima de 307 km/h. Este modelo surge com um sistema de escape em titânio da Akrapovic com duas ponteiras circulares ao centro do para-choques traseiro. Com vista a melhorar o comportamento, o GTA surge com as vias 50 mm mais largas. Junta a isso, uma suspensão atualizada, com novas molas, amortecedores e casquilhos. A carroçaria inclui ainda um lábio dianteiro ativo desenvolvido em conjunto com a Sauber Engineering. Na traseira, destaque para uma asa de grandes dimensões e um difusor proeminente. Esta versão da berlina conta com jantes de 20 polegadas. Por dentro, o GTA emprega revestimentos em alcantara no tablier, painel das portas, pilares e centro dos bancos.

Além do GTA, a Alfa Romeo apresentou uma versão ainda mais extrema GTAm. Esta versão, mais orientada para pista, mas ainda assim homologada para estrada, tem a particularidade de ter apenas dois lugares, ganhando bancos de competição, cintos de seis apoios e uma roll-bar. No exterior, o GTAm ganha um lábio dianteiro ainda maior e asa traseira em fibra de carbono. Por dentro, utiliza bancos em fibra de carbono e a alcantara a revestir a zona posterior. Destaque para os vidros laterais e traseiro em policarbonato.

Já disponíveis para encomenda, o GTA e o GTAm são limitados a apenas 500 unidades, certificadas e numeradas. Quem comprar estes modelos será acompanhado ao longo de todo o processo de compra por um representante da marca italiana, além de um kit de boas vindas. Estes modelos contam com um capacete da Bell com visual emprestado do GTA e um fato completo de competição da Alpinestars, incluindo luvas e sapatos. Os proprietários destes Giulia de topo poderão estrear o equipamento num curso da Alfa Romeo Driving Academy.

Deixe uma resposta

*