Dupla de modelos desportivos “lightweight” servem para assinalar os 110 da fundação da marca italiana.
No ano em que celebra o seu 110º aniversário, a Alfa Romeo resolveu ressuscitar uma das suas siglas mais emblemáticas Gran Turismo Alleggerita (GTA). Mais concretamente com duas edições limitadas do Giulia, que remetem para o Giulia GTA de 1965, um modelo desenvolvido pela Autodelta a partir do Giulia Sprint GT, um modelo que brilhou na competição automóvel.
O novo Giulia GTA é uma evolução do Giulia Quadrifoglio, surgindo equipado com uma versão mais potente do motor V6 2.9 biturbo, agora com 540 cv (mais 30 cv) – tornando-se no modelo mais potente de sempre da Alfa Romeo. Com uma relação peso/potência de 2,82 kg/cv, a versão GTA é 100 kg mais leve face ao modelo que lhe serve de base. O GTA acrescenta vários um capot, tejadilho, para-choques, cavas das rodas e veio da transmissão em carbono. Nesta configuração, a berlina anuncia 0-100 km/h em 3,6 segundos e uma velocidade máxima de 307 km/h. Este modelo surge com um sistema de escape em titânio da Akrapovic com duas ponteiras circulares ao centro do para-choques traseiro. Com vista a melhorar o comportamento, o GTA surge com as vias 50 mm mais largas. Junta a isso, uma suspensão atualizada, com novas molas, amortecedores e casquilhos. A carroçaria inclui ainda um lábio dianteiro ativo desenvolvido em conjunto com a Sauber Engineering. Na traseira, destaque para uma asa de grandes dimensões e um difusor proeminente. Esta versão da berlina conta com jantes de 20 polegadas. Por dentro, o GTA emprega revestimentos em alcantara no tablier, painel das portas, pilares e centro dos bancos.
Além do GTA, a Alfa Romeo apresentou uma versão ainda mais extrema GTAm. Esta versão, mais orientada para pista, mas ainda assim homologada para estrada, tem a particularidade de ter apenas dois lugares, ganhando bancos de competição, cintos de seis apoios e uma roll-bar. No exterior, o GTAm ganha um lábio dianteiro ainda maior e asa traseira em fibra de carbono. Por dentro, utiliza bancos em fibra de carbono e a alcantara a revestir a zona posterior. Destaque para os vidros laterais e traseiro em policarbonato.
Já disponíveis para encomenda, o GTA e o GTAm são limitados a apenas 500 unidades, certificadas e numeradas. Quem comprar estes modelos será acompanhado ao longo de todo o processo de compra por um representante da marca italiana, além de um kit de boas vindas. Estes modelos contam com um capacete da Bell com visual emprestado do GTA e um fato completo de competição da Alpinestars, incluindo luvas e sapatos. Os proprietários destes Giulia de topo poderão estrear o equipamento num curso da Alfa Romeo Driving Academy.
https://www.youtube.com/watch?v=Z6MNf6yaSn8