Fiat 500 elétrico anuncia até 320 km de autonomia

Fiat 500 View Gallery 36 photos

Terceira geração do citadino chega no início de 2021 com base numa nova plataforma, mais tecnologia e um novo interior.

A Fiat apresentou a nova geração do 500, que foi reinventado para ser totalmente elétrico. A versão de lançamento “la Prima” da terceira encarnação do citadino italiano, limitada a 500 cópias, estará disponível para pré-encomenda na internet, mediante um depósito (reembolsável) de 500 euros, a partir de 16 de março. O preço, que inclui de oferta um carregador de parede Easy Wallbox (mas não a sua instalação) – que possibilita carregamentos a 7,4 kWh -, arranca nos 37.900 euros (não incluindo benefícios ambientais do país). Esta edição poderá ser encomendada numa de três cores: Mineral Grey, Ocean Green e Celestial Blue. As primeiras unidades têm entrega prevista para o início do próximo ano.

O novo 500, que será produzido em Mirafiori, começa por ser apresentado apenas no formato descapotável (com teto em lona) de três portas. Apesar de manter o aspeto retro do modelo originalmente lançado em 1957, tudo é novo modelo italiano – que é para todos os efeitos o primeiro “zero emissões” global feito com base numa plataforma específica da FCA (sem contarmos, claro, com o 500 elétrico que foi comercializado nos EUA com 113 cv e bateria de 24 kWh). A nova estrutura permite que o citadino seja 3 cm mais comprido, 6 cm mais largo e 1 cm mais baixo face ao modelo térmico (que continuará a ser produzido), atingindo assim um total de 3,57 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 1,49 m de altura. A distância entre eixos aumentou 2 cm, contribuindo para um total de 2,32 m – o que, segundo a Fiat, possibilita mais espaço nos lugares posteriores. A mala mantem 185 litros de capacidade. O novo 500 conta com um motor elétrico a debitar 118 cv que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 42 kWh de capacidade, posicionada debaixo do piso entre os dois eixos. De acordo com a marca italiana, é possível obter entre 0 a 80% da carga a 85 kW (o máximo admissível neste modelo) em 35 minutos e 14 horas para uma carga completa numa tomada doméstica. A autonomia total é de até 320 km (WLTP). O novo Cinquecento 100% elétrico demora 3,1 segundos a alcançar 50 km/h e 9 segundos até 100 km/h. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h. O condutor tem à disposição três modos de condução: Normal (acionado por defeito), Range (que permite a condução apenas com um pedal) e Sherpa (que limita a velocidade a 80 km/h e desliga a climatização).

Uma das principais novidades deste 500 é o aspeto interior. O sistema de infotainment possui um ecrã de 10,25 polegadas, tem ligação permanente à internet e compatibilidade Android Auto e Apple Carplay sem fios, tem navegação e função wi-fi hotspot. O painel de instrumentos tem ecrã de sete polegadas, como o modelo térmico, mas tem melhor resolução e mais opções de personalização. Debaixo do ecrã central está um sistema multimédia com vários botões físicos de acesso às principais funções da climatização e um espaço de arrumação com uma porta USB. Logo abaixo, estão os botões da caixa de velocidades. Entre os bancos da frente, na consola central, há outro porta-objetos coberto por uma persiana retrátil, comandos do sistema de som e um seletor dos modos de condução. Entre os sistemas de segurança de assistência à condução, destaque para a travagem de emergência com reconhecimento de peões, sistema de manutenção na faixa de rodagem, detetor de viaturas em ângulo morto e cruise control ativo com função start & stop, permitindo condução autónoma de nível 2. Entre o equipamento, inclui faróis em LED, revestimentos em couro ecológico, jantes de 17 polegadas e câmara de auxílio ao estacionamento 360 graus. Em vez do habitual zumbido obrigatório em todos os elétricos, este 500 toca a canção “Amarcord” de Nino Rota.

A Fiat aproveitou a apresentação do novo 500 elétrico para revelar três exemplares únicos, desenvolvidos em conjunto com Giorgio Armani, Bvlgari e Kartell, que serão leiloados para fins de beneficência.

Deixe um comentário

*