Terceira geração do citadino chega no início de 2021 com base numa nova plataforma, mais tecnologia e um novo interior.
A Fiat apresentou a nova geração do 500, que foi reinventado para ser totalmente elétrico. A versão de lançamento “la Prima” da terceira encarnação do citadino italiano, limitada a 500 cópias, estará disponível para pré-encomenda na internet, mediante um depósito (reembolsável) de 500 euros, a partir de 16 de março. O preço, que inclui de oferta um carregador de parede Easy Wallbox (mas não a sua instalação) – que possibilita carregamentos a 7,4 kWh -, arranca nos 37.900 euros (não incluindo benefícios ambientais do país). Esta edição poderá ser encomendada numa de três cores: Mineral Grey, Ocean Green e Celestial Blue. As primeiras unidades têm entrega prevista para o início do próximo ano.
O novo 500, que será produzido em Mirafiori, começa por ser apresentado apenas no formato descapotável (com teto em lona) de três portas. Apesar de manter o aspeto retro do modelo originalmente lançado em 1957, tudo é novo modelo italiano – que é para todos os efeitos o primeiro “zero emissões” global feito com base numa plataforma específica da FCA (sem contarmos, claro, com o 500 elétrico que foi comercializado nos EUA com 113 cv e bateria de 24 kWh). A nova estrutura permite que o citadino seja 3 cm mais comprido, 6 cm mais largo e 1 cm mais baixo face ao modelo térmico (que continuará a ser produzido), atingindo assim um total de 3,57 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 1,49 m de altura. A distância entre eixos aumentou 2 cm, contribuindo para um total de 2,32 m – o que, segundo a Fiat, possibilita mais espaço nos lugares posteriores. A mala mantem 185 litros de capacidade. O novo 500 conta com um motor elétrico a debitar 118 cv que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 42 kWh de capacidade, posicionada debaixo do piso entre os dois eixos. De acordo com a marca italiana, é possível obter entre 0 a 80% da carga a 85 kW (o máximo admissível neste modelo) em 35 minutos e 14 horas para uma carga completa numa tomada doméstica. A autonomia total é de até 320 km (WLTP). O novo Cinquecento 100% elétrico demora 3,1 segundos a alcançar 50 km/h e 9 segundos até 100 km/h. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h. O condutor tem à disposição três modos de condução: Normal (acionado por defeito), Range (que permite a condução apenas com um pedal) e Sherpa (que limita a velocidade a 80 km/h e desliga a climatização).
Uma das principais novidades deste 500 é o aspeto interior. O sistema de infotainment possui um ecrã de 10,25 polegadas, tem ligação permanente à internet e compatibilidade Android Auto e Apple Carplay sem fios, tem navegação e função wi-fi hotspot. O painel de instrumentos tem ecrã de sete polegadas, como o modelo térmico, mas tem melhor resolução e mais opções de personalização. Debaixo do ecrã central está um sistema multimédia com vários botões físicos de acesso às principais funções da climatização e um espaço de arrumação com uma porta USB. Logo abaixo, estão os botões da caixa de velocidades. Entre os bancos da frente, na consola central, há outro porta-objetos coberto por uma persiana retrátil, comandos do sistema de som e um seletor dos modos de condução. Entre os sistemas de segurança de assistência à condução, destaque para a travagem de emergência com reconhecimento de peões, sistema de manutenção na faixa de rodagem, detetor de viaturas em ângulo morto e cruise control ativo com função start & stop, permitindo condução autónoma de nível 2. Entre o equipamento, inclui faróis em LED, revestimentos em couro ecológico, jantes de 17 polegadas e câmara de auxílio ao estacionamento 360 graus. Em vez do habitual zumbido obrigatório em todos os elétricos, este 500 toca a canção “Amarcord” de Nino Rota.
A Fiat aproveitou a apresentação do novo 500 elétrico para revelar três exemplares únicos, desenvolvidos em conjunto com Giorgio Armani, Bvlgari e Kartell, que serão leiloados para fins de beneficência.