Koenigsegg Jesko Absolut aponta aos 500 km/h

Koenigsegg Jesko Absolut View Gallery 7 photos

Este hipercarro será o último da marca sueca com pretensões em alcançar determinada velocidade máxima.

Há cerca de um ano atrás, a Koenigsegg anunciou que estava a desenvolver um modelo para bater a barreira das 300 mph (483 km/h) de velocidade máxima. Contudo, a Bugatti antecipou-se e quebrou esse recorde com um Chiron modificado em setembro do ano passado. Em jeito de resposta, a Koenigsegg propôs-se a alcançar um outro objetivo: superar a barreira dos 500 km/h. O recém-apresentado Jesko Absolut é o automóvel para alcançar esse fim.

O motor que equipa este hipercarro é um V8 biturbo de 5.0 litros que produz, no mínimo, 1600 cv de potência e 1500 Nm de binário quando utilizado o combustível E85, que combina 85% de etanol com 15% de gasolina pura. Para que a troca de velocidades seja consumada da forma mais rápida possível, foi desenhada uma transmissão específica de dupla embraiagem com nove mudanças. No que se refere à aerodinâmica, um aspeto fulcral quando se atingem grandes velocidades, foi transformada com o propósito de reduzir ao máximo a resistência ao ar. Isto implicou alongar o Jesko em 85 mm, retirar-lhe a enorme asa traseira e instalar-lhe umas jantes traseiras diferentes. O resultado é um automóvel que pesa 1320 kg e tem um coeficiente de arrasto de apenas 0.278. Para que fossem realizadas todas estas alterações ao Absolut, os engenheiros da marca sueca investiram mais de 5000 horas de trabalho.

Apesar do seu foco na velocidade máxima, a Koenigsegg garante que o Jesko Absolut continua a possuir níveis de conforto e conveniência semelhantes a um “gran tourer”. Detalhes acerca da velocidade máxima ainda não foram revelados, mas a marca sueca refere que “apenas o tempo dirá quão veloz é… Mas, olhando para os números, será inacreditavelmente rápido”. Não se conhece a data de lançamento nem o preço, mas o fundador da marca já garantiu que, por opção, a Koenigsegg nunca mais construirá um veículo tão veloz como o Jesko Absolut.

Deixe um comentário

*