Novo Mazda6 será tração traseira com motor seis em linha

Mazda Vision Coupé

Na calha para a próxima geração poderá estar ainda uma versão coupé.

O Mazda6 será alvo de uma revolução na próxima geração. Com lançamento previsto para o final de 2022, o familiar nipónico terá ambições “upmarket” reforçadas. A Car and Driver confirma que a berlina de topo trocará a plataforma de tração dianteira do modelo atual por uma configuração de tração traseira (que servirá para uma nova gama de modelos de grandes dimensões da marca de Hiroshima) – possivelmente desenvolvida em conjunto com a Toyota.

A juntar a isso, o novo Mazda6 contará com uma nova geração de motores de seis cilindros em linha – algo que não acontecia desde o MZI V6, desenvolvido em conjunto com a Ford – e uma nova caixa automática de oito velocidades. Em causa estará não só um seis cilindros Diesel Skyactiv-D, como um seis cilindros a gasolina Skyactiv-X, com tecnologia de ignição por compressão. Estes motores terão uma disposição longitudinal e estarão aptos a integrar tecnologia “mild hybrid” de 48V assim como “plug-in hybrid”. A Best Car adianta que a versão a gasolina poderá alcançar um máximo de 350 cv. Ainda no âmbito da parceria com os compatriotas da Toyota, a nova família de motores poderá vir a ser utilizada na próxima geração dos Lexus IS e RC.

Outra possibilidade é que o novo Mazda6 berlina possa surgir acompanhado de uma versão coupé de três portas (na linha do protótipo Vision Coupé de 2017, na imagem). O objetivo é recuperar o legado deixado vazio com o desaparecimento de modelos assumidamente desportivos como o RX-8 (o último modelo com motor rotativo Wankel).

Deixe um comentário

*