Mazda regista patente de motor seis em linha

Nova patente da Mazda View Gallery 7 photos

Construtor aposta ainda numa nova caixa automática de oito velocidades.

Desde o motor MZI V6, desenvolvido em conjunto com a Ford, que a Mazda não tem um motor de seis cilindros no seu portefólio. Mas isso parece estar prestes a mudar – pelo menos a julgar pelas patentes agora registadas pelo construtor nipónico.

Durante a apresentação dos resultados financeiros em maio de 2019, a Mazda confirmou que também que está a desenvolver uma plataforma de tração traseira chamada Large Architecture (capaz de suportar modelos híbridos de 48V e plug-in) para modelos como o Mazda 6 berlina e carrinha. Esta nova base incorporará precisamente duas motorizações de seis cilindros em linha de dimensões compactas, um Skyactiv-D a gasóleo e um Skyactiv-X a gasolina. É precisamente este último que poderá vir a ser utilizado no próximo modelo desportivo da Mazda, segundo informações veiculadas pela imprensa japonesa no início desta semana. Esta patente em particular mostra um desenho de escape modular que tanto pode ser utilizado em motores de seis cilindros em linha como em motores em V.

As imagens confirmam ainda planos para uma nova caixa automática de oito velocidades, provavelmente específica para modelos RWD e com motores de colocação longitudinal, para substituir a atual de seis relações.

Apesar de ainda não se avançar com a cilindrada dos referidos motores, é possível que estejamos perante um 3.0.

Deixe um comentário

*