SUV “coupé” VW Nivus estreia em junho

VW Nivus teaser View Gallery 2 photos

Versão europeia poderá chamar-se T-Sport, será produzida em Espanha e lançada no final de 2021.

A Volkswagen revelou duas imagens oficiais, mas com a carroçaria ainda camuflada do Nivus – um novo SUV de formato “coupé” que será o primeiro modelo mundial da marca alemã produzido no Brasil. O novo modelo, que será uma espécie de versão desportiva com tejadilho de formato coupé do SUV de acesso à gama T-Cross, será apresentado no final de junho. A versão brasileira será produzida na fábrica de São Bernardo do Campo (São Paulo) e lançada ainda no verão no mercado local e distribuída pelos restantes mercados da América Latina até ao final do ano.

A principal novidade é que este Nivus também terá uma versão europeia que será produzida em Pamplona (Espanha), juntamente com o T-Cross e o Polo. Com lançamento previsto entre o final de 2021 e o início de 2022, o Nivus europeu poderá vir a chamar-se T-Sport.

Esteticamente, o Nivus distingue-se sobretudo pelo formato da traseira, cuja inclinação do pilar C, ao estilo coupé, o aproxima de propostas mais arrojadas do grupo VW tais como o Porsche Macan – embora, claro, com uma dimensão mais reduzida -, com uma barra preta a toda a largura. Até ao nível da assinatura luminosa, o modelo brasileiro surge com faróis dianteiros e farolins traseiros em LED, complementados por luzes de nevoeiro alinhadas verticalmente, e jantes de 17 polegadas, que lhe conferem um aspeto mais “upmarket” tendo em conta o segmento. A juntar a isso, o SUV tem travões de disco nas quatro rodas, as sempre úteis barras no tejadilho e, como seria de esperar, ostenta o novo logótipo da Volkswagen.

O Nivus/T-Sport será baseado na plataforma MQB A0 e será lançado no seu país de origem com o motor 1.0 TSI de três cilindros a gasolina com 128 cv, associado a uma caixa automática de seis velocidades. Versões de tração integral 4Motion estão fora de hipótese. Tal como sucede com o T-Cross, um dos grandes argumentos do Nivus é a sua modularidade e habitabilidade, tendo em conta o segmento em que se insere. O novo modelo tem 4,23 metros de comprimento (o que equivale a mais 124 mm face ao T-Cross), 1,57 m de altura (mais 14 mm), 1,99 m de largura (mais 15 mm) e 2,59 m de distância entre eixos (. Por exemplo, a capacidade da bagageira é de 415 litros (sendo que o Polo tem 285 litros e o T-Cross 373 litros). Na Europa, o Nivus/T-Sport contará com um motor 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 cv, além do 1.0 TSI de 115 cv e do Diesel 1.5 TDI de 95 cv.

No que toca à tecnologia, o Nivus contará com o alerta de colisão, cruise control adaptativo e travagem automática, além das mais modernas soluções de conetividade (com a designação VW Play). Aliás, um novo vídeo teaser mostra um pouco mais em pormenor o novo interior no SUV, onde é possível ver um ecrã tátil que concentra as principais funções, e um novo volante multifunções de três raios com aplicações cromadas.

Deixe um comentário

*