VW Touran não terá sucessor direto

VW Touran View Gallery 2 photos

O substituto espiritual monovolume será o elétrico ID Buzz, a nova “Pão de Forma”, prevista para 2022.

Os monovolumes têm perdido popularidade nos últimos anos, sobretudo em detrimento dos SUV e crossovers, e muitos modelos, incluindo alguns nomes históricos, têm sido descontinuados. Depois do anúncio do fim da linha para a dupla da Autoeuropa Seat Alhambra/VW Sharan, a próxima “vítima” poderá ser a Volkswagen Touran – atualmente disponível no mercado nacional desde 33.210 euros. Segundo a Autocar, a segunda geração do monovolume (originalmente lançada em 2015) feito com base na plataforma MQB deixará de ser produzida no atual ciclo em 2022. Contudo, o responsável de pesquisa e desenvolvimento, Frank Welsch, acredita que tem um sucessor indireto em carteira: a versão de produção do ID Buzz (ver segunda imagem), um elétrico reminiscente da icónica “Pão de Forma”.

“Alguns podem considerar o Touran um carro aborrecido, mas é bastante eficiente, uma ótima aposta “value for the money” para a família”, acrescenta o responsável da marca de Wolfsburg. “Já temos modelos como o SUV de sete lugares Tiguan Allspace que podem de certa forma substituir os monovolumes e estamos a desenvolver modelos da nova família ID, como o ID Buzz que serão os verdadeiros sucessores do Touran”, esclareceu Welsch, que considera que os “MPV não têm os dias contados, apesar da oferta ter caído nos últimos anos. Precisam de um design mais apelativo. Por isso é que o ID Buzz tem um desenho tão emocional”.

A versão de produção do protótipo de 2017 ID Buzz deverá estar disponível com duas opções de motor: a de acesso com apenas um motor, com tração traseira e 270 cv e outra com dois motores e tração integral a debitar cerca de 370 cv. O protótipo era de uma versão “bi-motor” com um pack de baterias de 111 kWh e autonomia até 435 km.

Deixe um comentário

*