Possível Mazda RX-9 poderá utilizar motor rotativo híbrido

Mazda RX-Vision Concept View Gallery 12 photos

Patente revela um sistema propulsor complexo que poderá vir a ser utilizado no próximo desportivo da marca nipónica.

A produção de um desportivo com motor rotativo da Mazda, que continue o legado deixado pelos modelos que carregaram a emblemática sigla RX, é um desejo ardente de grande parte dos “petrolheads”. Eis que agora uma patente descoberta por um blogue especializado em temas relacionados com a marca japonesa volta a reavivar a possibilidade de se concretizar um projeto que dê origem ao tão esperado RX-9.

Essa patente mostra em detalhe os componentes de um veículo com motor frontal e tração traseira, precisamente a disposição utilizada pelo RX-7 e RX-8. Apesar de serem ilustradas várias disposições de diferentes motores, a mais interessante é a configuração que utiliza um motor rotativo Wankel. O aspeto ainda mais curioso é a utilização de dois pequenos motores elétricos em cada uma das rodas dianteiras e um terceiro motor localizado na parte traseira do veículo. Para além disso, é possível observar a aplicação de um supercondensador e a presença de um pequeno conjunto de baterias de iões de lítio.

Mesmo sendo uma ilustração bastante complexa, é possível concluir que a plataforma poderá dar origem a um modelo híbrido de tração integral ou traseira que tenha o motor numa colocação dianteira, seja rotativo ou não. Como tal, existe simultaneamente a possibilidade de ser adaptado para o futuro Mazda 6. De qualquer forma, ficaremos na expectativa relativamente à maneira de como o construtor de Hiroshima irá tirar partido desta plataforma.

Deixe um comentário

*