Citroën GS faz 50 anos

Citroën GS View Gallery 21 photos

O construtor francês apresentou uma edição comemorativa e introduz agora uma linha de roupa e acessórios.

A Citroën é amplamente reconhecida por produzir alguns dos automóveis mais criativos e inovadores de sempre. Entre eles está o GS, que celebra este ano o quinquagésimo aniversário do seu lançamento. De forma a celebrar a ocasião o construtor francês já tinha apresentado a versão “Les Bains” do modelo, um veículo restaurado e modificado pelo designer de interiores Tristan Auer, que foi mostrado edição deste ano da Retromobile, em Paris.

Mas a verdade é que a data concreta da celebração do seu aniversário situa-se em agosto, altura em que foi apresentado no Salão Automóvel de Paris em 1970. Como tal, a Citroën tem estado a assinalar a data através do lançamento de uma linha de roupa e acessórios inspirados nessa edição comemorativa. Essa devoção praticada pela marca francesa demostra bem a importância que o GS tem na sua história.

O modelo foi lançado em 1970 com o objetivo de colmatar o intervalo que existia entre o topo de gama, o Citroën DS, e os restantes modelos franceses. Dessa forma, adotou algumas soluções presentes no seu irmão mais velho, como a suspensão hidropneumática ou o estilo aerodinâmico que permitia obter um coeficiente de apenas 0,318 quando a média dos seus rivais se situava nos 0,45. Apesar de ter sido relativamente bem-sucedido, com cerca de 2 milhões de unidades vendidas, o GS assume uma faceta “agridoce” uma vez que os custos do seu desenvolvimento, juntamente com os custos do SM e do CX (ver edição #27 da revista autoDRIVE), ditaram o colapso financeiro da Citroën, que perdeu a sua independência quando foi comprada pela Peugeot. Ainda assim, o GS possui um prestígio que ainda hoje permanece sendo o último Citroën “independente” verdadeiramente inovador e acessível.

Deixe um comentário

*