Stands automóveis reabrem a 4 de maio

Concessionários vão reabrir

Medida é considerada “essencial” para inverter quebra abrupta de vendas, que caíram 84% na primeira quinzena de abril.

Os concessionários automóveis já estão autorizados a reabrir ao público na próxima segunda-feira, 4 de maio. Segundo o Negócios, o Governo abriu uma exceção para o retalho automóvel face ao limite de 200 metros quadrados que se irá aplicar aos estabelecimentos comerciais que poderão abrir ao público. A medida será ainda formalizada em conselho de ministros. Caso se venha a confirmar, esta é uma decisão essencial para o setor, segundo o secretário-geral da ACAP. Em declarações ao referido jornal, Helder Pedro sublinhou que o Governo terá “sido sensível” aos argumentos apresentados pela ACAP quanto à importância do setor e as condições de segurança que poderiam ser implementadas.

Dados de março dão conta de uma quebra de 56,7% nas vendas de automóveis ligeiros em Portugal, devido ao encerramento dos stands a partir da declaração do estado de emergência. Na primeira quinzena de abril a quebra agravou-se para 84%, com as marcas a dedicarem-se a vendas através da internet. No mercado de veículos usados a quebra rondará, segundo fontes do setor, os 90 a 95%.

Os números na Europa não são muito diferentes, registando uma quebra que não se via há pelo menos 30 anos. Em março, no Velho Continente o registo de novas matrículas caiu para mais de metade face a igual período do ano anterior, com 570 mil novos registos face a 1,3 milhões, segundo dados da EAMA.

Entretanto, nos últimos dias várias marcas já reiniciaram a sua atividade – incluindo a Autoeuropa e a Renault em Cacia.

Deixe um comentário

*