Ford Fiesta XR2 restaurado vendido por 21 mil euros

Ford Fiesta XR2 View Gallery 20 photos

Foram precisos cinco anos para recuperar este exemplar do primeiro dos Fiesta desportivos.

A Ford possui uma longa tradição no que se refere a pequenos desportivos e este é um dos modelos que ajudou a estabelecer essa reputação. Estamos a falar do Fiesta XR2 da primeira geração, a versão desportiva do utilitário que começou a linhagem na qual se insere o atual Fiesta ST, um dos nossos automóveis de eleição. Lançado em 1981, o XR2 foi um sucesso entre os jovens condutores, graças às suas boas prestações e ao preço relativamente acessível – tendo em conta os padrões da altura.

Nos dias que correm é uma tarefa complicada conseguir encontrar um exemplar em bom estado, tal como comprovou o inglês que adquiriu esta unidade. Empenhado em restaurar por completo este Fiesta XR2 Mk1, o aficionado britânico demorou cinco anos a conseguir finalizar a sua demanda. Para tal, começou por adquirir algumas peças que faltavam, como as portas e os assentos, dois componentes habitualmente caros e difíceis de encontrar. De seguida, reconstruiu todos os sistemas mecânicos do modelo, incluindo o motor 1.6 de quatro cilindros em linha com 98 cv de potência que passou a suportar gasolina sem chumbo. Toda o restauro foi realizado com uma incrível atenção ao detalhe: a pintura corresponde ao esquema original de cor e foi incorporada uma roda suplente que possui a jante de origem equipada com um pneu Pirelli P6 Cinturato – exatamente a especificação de fábrica.

Apesar de já ter percorrido 143 mil quilómetros, a verdade é que o restauro conseguiu deixar este Ford num estado absolutamente imaculado. Talvez seja, atualmente, o Fiesta XR2 Mk1 mais bem conservado do mercado. O modelo foi posto à venda em leilão na H&H Classics no passado dia 29 de abril e acabou por ser vendido por 21 mil euros, um preço equivalente ao novo Ford Fiesta 1.0 Ecoboost de 140 cv de potência…

Deixe um comentário

*