VW Golf GTI Clubsport “estica as pernas” em pista

VW Golf GTI Clubsport View Gallery 4 photos

Feito com base na oitava geração do pequeno familiar, o sucessor do GTI TCR terá 300 cv.

A Volkswagen foi “apanhada” a testar no circuito de Nürburgring, na Alemanha, o novo Golf GTI Clubsport. Segundo a Autocar, a marca alemã resolveu recuperar esta designação para o sucessor do GTI TCR – uma vez que a VW já abandonou esta competição. Esta versão mais focada para pista do GTI de oitava geração terá 300 cv – mais 10 cv do que antes. O protótipo praticamente sem camuflagem surge com alguns apontamentos que o distinguem do GTI convencional, destacando-se o para-choques dianteiro redesenhado, o spoiler traseiro sobredimensionado, difusor traseiro com novo formato e ponteiras de escape ovais ligeiramente maiores. Já as jantes de 19 polegadas parecem ser as mesmas do Golf R e os pneus do Clubsport pareçam ser uns Michelin Pilot Sport Cup 2 (que deverão ser opcionais). O motor será o mesmo em todos os Golf mais “picantes”: um 2.0 TSI EA888 de quatro cilindros turbo. Na base estará o GTI com 245 cv, no meio o GTI Clubsport com 300 cv e no topo da gama o Golf R terá 333 cv. Desta vez não haverá nenhuma versão GTI Performance.

Na linha do que sucedeu com o TCR, o Golf GTI Clubsport deverá contar com amortecedores ativos DCC com uma afinação mais firme face ao GTI normal, menos altura ao solo e um diferencial autoblocante controlado eletronicamente. A isso, o modelo de tração dianteira junta discos de travão maiores, que no caso do eixo dianteiro são perfurados. De série, surgirá com uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades – não estando prevista opção manual (opção que está presente no GTI convencional).

O Golf GTI Clubsport e o Golf R (de tração integral) deverão ser revelados ainda este ano. Recorde-se que no próximo ano passarão 45 anos do lançamento do Golf GTI original.

Deixe uma resposta

*