Porsche apresenta novo 911 Targa

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Versão “aberta” chega à geração 992 nos formatos Targa 4 com 385 cv e Targa 4S com 450 cv.

A Porsche apresentou oficialmente o novo 911 Targa 992, que será lançado em agosto. Os preços começam nos 160.783 euros para o 911 Targa 4 PDK, nos 178.076 euros para o 911 Targa 4S PDK e nos 176.251 euros para o 911 Targa 4S com caixa manual de sete velocidades. A relação da Porsche com o icónico formato Targa começou há cinco décadas. Na nova interpretação, o 911 Targa surge com um mecanismo automático que arruma o painel “hard-top” atrás dos bancos. Quando o sistema é acionado, toda a secção traseira e o vidro traseiro levantam-se de modo a permitir que o tejadilho possa ser arrumado por debaixo. Quando o tejadilho está totalmente aberto, fica apenas visível a caraterística barra prateada em substituição do pilar B atrás da porta. O referido mecanismo abre e fecha o tejadilho Targa em 19 segundos (7 segundos mais lento face ao tejadilho em lona do 911 Cabrio lançado em 2019). O Targa é o 911 mais pesado da geração 992 com 1640 kg na versão 4S com caixa manual – 60 kg mais pesado face ao 911 Targa 991, mas apenas 5 kg mais pesado em comparação com o 992 Cabrio.

O novo 911 Targa foi apresentado com as motorizações de acesso da gama 992 (disponíveis no Coupé e no Cabrio), com o bloco 3.0 de seis cilindros boxer biturbo a debitar 385 cv e 450 Nm na versão Targa 4 e 450 cv e 530 Nm na versão Targa 4S – ambas com recurso à tração integral. A versão menos potente, equipada com o pack Sport Chrono opcional, anuncia 0-100 km/h em 4,2 segundos (0,1 seg. mais rápido face ao antecessor) e uma velocidade máxima de 289 km/h. Já o 4S anuncia 0-100 km/h em 3,6 segundos (0,4 seg. mais lesto do que antes) e um pico de velocidade de 304 km/h. No Targa 4, tem consumos homologados de 10,9-10,5 l/100 km e emissões de CO2 de 247-239 g/km. No caso do Targa 4S, os valores são de 11,1-10,4 l/100 km e 253-236 g/km. Ambos os motores contam de série com uma caixa de dupla embraiagem PDK de oito velocidades. Sem custos adicionais, o 4S pode ser encomendado com caixa manual de sete velocidades em combinação com pacote Sport Chrono.

O sistema de travagem é composto por discos de travão de 330 mm com pinças de quatro êmbolos no Targa 4 e de discos de 350 mm e pinças de seis êmbolos na dianteira (em vermelho) no caso do 4S. Em opção, estão à disposição travões carbocerâmicos. O 911 Targa 4S surge equipado de fábrica com jantes de 19 polegadas de medida 235/40 na dianteira e de 20 polegadas com 295/35 no eixo posterior. Por sua vez, o 4S vem com jantes de 20 polegadas com medida 245/35 na frente e jantes de 21 polegadas e 305/30 atrás. O sistema de amortecimento adaptativo PASM (Porsche Active Suspension Management) e o Torque Vectoring Plus, que recorre a um diferencial autoblocante traseiro eletrónico para efetuar a distribuição variável de binário, são de série. Já a função “Smartlift”, que permite levantar a dianteira perante obstáculos, é opcional.

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