Lamborghini despede-se do V12 puro com dois “one-off”

Lamborghini Autentica

Invencible é um coupé e Autentica é um roadster que marcam em definitivo o fim do bloco doze cilindros atmosférico antes da sua “eletrificação”.

Ao que parece o Ultimae não foi o “canto do cisne” do motor V12 atmosférico da Lamborghini. Isto porque a marca italiana resolveu brindar-nos com uma dupla de exemplares únicos, o Invencible e o Autentica, equipados com o mítico doze cilindros antes da sua integração num módulo híbrido.

Assim, a marca de Sant’Ágara Bolognese apostou no coupé Invencible e no roadster Autentica. Estes dois modelos contam com linhas na senda de outras propostas V12 como o Reventon, uma edição limitada feita com base no Murcielago, mas também com elementos que remetem para o Veneno, uma das versões mais ousadas do agora descontinuado Aventador. Já o capot segue o mesmo “look” do Essenza SCV12, uma versão de pista do motor com 6.5 de cilindrada que chega aos 818 cv. Por sua vez, na secção traseira, nomeadamente a asa traseira e a abordagem “lightweight” são herdadas do Sesto Elemento, um hipercarro derivado do Gallardo. Quer o Invencible quer o Autentica contam com carroçaria em fibra de carbono, tendo os padrões hexagonais como tema principal. O Invencible vem na cor Rosso Efesto e o Autentica num Grigio Titans. Por dentro, destaca-se o painel de instrumentos minimalista e as saídas de ventilação impressas em 3D.

Estes dois “one-off” contam com o V12 de coloação central a debitar 769 cv e 720 Nm às 6750 rpm, debitados às quatro rodas através de uma caixa ISR de sete velocidades. Conta também com o sistema Dynamic Steering.

O preço de ambos não foi revelado.

Deixe um comentário

*