Renovado VW Arteon traz carrinha e versão R

VW Arteon

Gama do fastback será enriquecida com um “shooting brake” e uma versão desportiva.

A Volkswagen publicou um teaser do facelift do Arteon, que fará a sua estreia a 24 de junho. Na primeira imagem divulgada pela marca de Wolfsburg é possível ver que além do fastback derivado do Passat haverá uma nova variante de carroçaria a acrescentar à gama: uma carrinha, descrita como sendo uma “shooting brake”. Ambos estarão à venda até ao final do ano. O esquisso mostra novos faróis em LED interligados através de uma barra luminosa na grelha. Na imagem é também possível vislumbrar o renovado logo da versão R.

Isso leva-nos a outra grande novidade na gama Arteon que é a inclusão de uma versão de cunho desportivo. Segundo a revista Car, para o efeito, o fastback germânico contará debaixo do capot com o “velho conhecido” motor 2.0 de quatro cilindros turbo EA888 com cerca de 330 cv, em associação com uma caixa de dupla embraiagem DSG a distribuir a potência às quatro rodas, através de um diferencial de tipo Haldex – de fora parece ter ficado a opção do há muito esperado motor VR6 3.0 turbo com cerca de 400 cv. Visualmente, esta versão distinguir-se-á pelo kit estético mais agressivo, grelha escurecida, pintura exterior em Lapis Blue e pinças de travão em azul com discos maiores.

A restante gama de motores do Arteon deverá ser composta por versões 2.0 turbo a gasolina e Diesel, contudo, com versões híbridas de 48V. Mas as novidades na gama não ficarão por aqui, pois será anunciada uma versão híbrida plug-in a gasolina do Arteon, que receberá o selo GTE.

O facelift vai trazer um interior totalmente digitalizado, com foco na conetividade, destacando-se o novo sistema de infotainment MIB3, já visto no Golf 8, e um cruise control adaptativo que, em determinadas circunstâncias, permite circular em autoestrada de forma semi-autónoma a velocidades até 210 km/h.

Deixe um comentário

*