VW Arteon e Tiguan plug-in chegam ainda este ano

VW Arteon R-Line

Aproveitando o facelift de ambos os modelos ganharão também as novas versões desportivas R.

A Volkswagen confirmou que vai adicionar dois híbridos plug-in GTE à sua gama até ao final do ano. Sem revelar as especificações técnicas de ambos os modelos, o construtor de Wolfsburg promete apostar logo a seguir à oitava geração do Golf GTE, num Tiguan e num Arteon PHEV por ocasião do facelift de ambos os modelos. O Tiguan híbrido plug-in será uma evolução de um protótipo estreado em 2015 e até já está à venda na China numa versão de carroçaria longa. Estes Tiguan e Arteon PHEV devem seguir o mesmo sistema híbrido plug-in utilizado no Passat GTE, com um motor 1.4 TSI de quatro cilindros turbo a funcionar em conjunto com um motor elétrico para um total de 218 cv. A bateria com 13 kWh de capacidade garantirá autonomia elétrica acima dos 50 km (WLTP).

Além das versões GTE, o facelift da dupla Tiguan e Arteon será uma oportunidade para a introdução de versões desportivas R. No caso do Tiguan R está previsto que adote o mesmo motor do Golf R, ou seja, um 2.0 TSI de quatro cilindros turbo a gasolina a debitar 300 cv, a funcionar em conjunto exclusivamente com uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades e um sistema de tração integral 4Motion com diferencial de tipo Haldex. No caso do Arteon R está na calha uma versão mais radical com um novo motor 3.0 VR6 biturbo a debitar 404 cv, em associação com uma caixa de dupla embraiagem DSG a distribuir a potência através de um sistema de tração integral 4Motion.

No caso da gama Arteon as novidades prometem não ficar por aqui, uma vez que o “liftback” passará a contar com uma variante de carroçaria “shooting brake”.

Deixe um comentário

*