BMW M3 E30 Evo II vai a leilão

BMW M3 Evo II de 1988 View Gallery 10 photos

Modelo de 230 cv com mais de 200 km no odómetro poderá chegar aos 77 mil euros.

A geração E30 foi a primeira a receber um BMW M3 e a homologações especiais do modelo desportivo como o Evo II que vê nas imagens e que agora vai a leilão tornam-no ainda mais aliciante. De modo a conseguir competir no Grupo A, a BMW produziu 5 mil unidades de estrada do M3 desta geração, que tinha de vender no espaço de um ano. Face ao Série 3 normal, este M3 E30 herdava apenas as portas e o tejadilho. Todo o resto foi modificado, pois a FIA assim o autorizava. O motor utilizado neste Evo II foi um 2.3 de quatro cilindros em linha (S14), com 16 válvulas, naturalmente aspirado, dupla árvore de cames à cabeça e a debitar cerca de 200 cv. A unidade aqui mostrada, a 114ª das 500 construídas do Evo II, conta com um aumento de potência até aos 230 cv, graças a alterações no sistema de compressão, melhorias no sistema de injeção, afinação da ECU e volante-motor mais leve. A cobertura do motor em branco com as listas tricolores da divisão M e com a inscrição BMW M Power são a assinatura de que este é um Evo II.

Por fora também foram operadas algumas modificações neste M3, nomeadamente um spoiler dianteiro mais pronunciado, vidros mais finos, para-choques mais leves, entradas de ar adicionais e um novo spoiler traseiro. Mas houve elementos clássicos que se mantiveram intocáveis, tais como os para-lamas sobredimensionados, as jantes BBS, ou a caixa de cinco velocidades “dogleg” da Getrag.

Comprado originalmente na Alemanha (daí o volante à esquerda) em 1988, este M3 surge pintado numa cor pouco habitual, um “Macau Blue”. Com 202.165 km no odómetro (quase todos feitos nos primeiros dez anos de “vida”), o carro teve cinco proprietários: os três primeiros eram alemães e em meados dos anos 1990 o M3 “emigrou” para o Reino Unido. O seu último dono teve o carro durante os últimos 20 anos e fez apenas 4.828 km com o carro. Apesar de ir regularmente a revisões, o carro teve o motor reconstruído pela Moseley Motorsport em 2010. A frente também foi pintada recentemente. As imagens mostram que precisa de algum trabalho de manutenção, sobretudo porque apresenta desgaste na pintura e sobretudo a substituição da moldura do para-brisas, de modo a ficar de novo em pleno. Ainda assim tem inspeção válida até maio do próximo ano no Reino Unido.

O interior não está totalmente de origem, mas está minimamente conservado apesar de apresentar alguns sinais de uso. O tapete do lado do condutor precisa de ser mudado e os estofos de série parcialmente em couro na cor Buffalo Silver e com padrão axadrezado a necessitam de limpeza. Destaque para o teto panorâmico, volante e punho da caixa M, computador de bordo e proteção solar na janela traseira. O rádio Kenwood foi adicionado posteriormente. Existem também outros elementos que poderão necessitar de ser trocados, nomeadamente os pneus Nankang.

Vai ser leiloado online através dos britânicos da The Market a 29 de junho, sendo que poderá ser arrematado entre 55 e 77 mil euros.

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