Honda Civic Type R bate recorde em Suzuka

Honda Civic Type R Limited Edition em Suzuka View Gallery 10 photos

A Limited Edition do modelo de tração dianteira superou o tempo do Renault Mégane RS Trophy-R.

A “guerra aberta” entre o Honda Civic Type R e o Renault Mégane RS teve novos desenvolvimentos. Os dois “hot hatch” têm batido os melhores tempos para modelos de tração dianteira em vários circuitos por esse mundo fora. Agora foi a vez de o Civic Type R Limited Edition, uma edição limitada a 100 unidades para a Europa, a recuperar o crédito pelo melhor tempo no circuito de Suzuka. Aquela que é a versão mais extrema da gama atual do modelo nipónico conseguiu completar uma volta ao traçado japonês (com 5,8 km de extensão) em 2 minutos e 23,993 segundos. O Type R superou assim o registo obtido pelo Mégane RS Trophy R, equipado com um motor 1.8 TCe de quatro cilindros turbo de 300 cv, no final de 2019 com uma volta em 2 minutos e 25,4 segundos. É preciso, no entanto, ressalvar que, para o efeito, a Honda utilizou (na volta registada em fevereiro passado) um protótipo, embora a marca garanta que este possui as mesmas especificações finais do modelo final.

Mantendo os bancos traseiros (ao contrário do seu concorrente francês), o Civic Type R Limited Edition conta com alterações ao nível da suspensão e da direção, além de um interior mais minimalista, com menos material de insonorização e sem ar condicionado (o que permitiu poupar 12,7 kg). A variante europeia (no total 47 kg mais leve face ao Type R normal) ainda poupa peso ao prescindir do sistema de infotainment. Surge equipado com jantes forjadas BBS de 20 polegadas (8,1 kg mais leves), pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e com elementos específicos para aumentar o rendimento em pista.

O motor de quatro cilindros VTEC Turbo 2.0 mantem os 320 cv às 6500 rpm e 400 Nm entre as 2500 e as 4500 rpm, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.

Deixe um comentário

*