BMW despede-se do único motor quad-turbo em produção

BMW X5 e X7 M50d Final Edition View Gallery 6 photos

Edições especiais M50d do X5 e do X7 estarão disponíveis até setembro.

Em setembro, a BMW vai retirar de circulação o motor de seis cilindros 3.0 quad-turbo Diesel (B57S) – o único motor com quatro turbos em produção na atualidade. E para celebrar esse facto, decidiu lançar Final Edition das versões M50d da dupla de SUV X5 e X7, com 400 cv e 760 Nm. Estas caraterísticas permitem anunciar acelerações de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos no X5 (mais 0,2 seg. no X7) e uma velocidade máxima limitada a 250 km/h. No ciclo WLTP, o X5 M50d anuncia 8,3 l/100 km de média e emissões de CO2 de 218 g/km. Já o X7 M50d tem homologados 9l/100 km e 235 g/km.

Esta edição de despedida, que deverá estar disponível apenas no centro e leste da Europa, distingue-se pelo logótipo Final Edition nas soleiras das portas e vem munida de mais equipamento de fábrica. Entre esse equipamento, destaque para os faróis Laserlight, decorações Crafter Clarity, bancos de conforto, comandos por gestos, HUD, sistema de som Harmon Kardon, vidros acústicos e o pack completo de sistemas de assistência à condução, incluindo um sistema de condução semi-autónoma.

O motor B57S é demasiado complexo e tem custos de manutenção elevados, além de ser necessitar de um investimento avultado para que possa continuar em produção para cumprir as normas de emissões de CO2. O bloco passou por vários modelos, incluindo pelo Série 5, sendo uma escolha ideal para quem queira uma combinação entre performance e eficiência de consumos. O motor foi lançado em 2016 no 750d, que garantia uma autonomia teórica para percorrer mil km com um depósito.

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