Hipercarro a hidrogénio promete autonomia até mil km

Hyperion XP-1 View Gallery 10 photos

Com apenas 1032 kg, o norte-americano Hyperion XP-1 anuncia 0-100 km/h em 2,2 segundos.

A start-up californiana Hyperion desvendou o XP-1, um hipercarro que promete uma autonomia até mil quilómetros (valor estimado caso a condução seja distribuído entre 55% em cidade e 45% em autoestrada) provenientes dos depósitos de hidrogénio revestidos em fibra de carbono. Estes depósitos podem ser abastecidos em menos de cinco minutos. Previsto para 2022 e com uma produção limitada a 300 unidades, o modelo de dois lugares vem equipado com uma pilha de combustível e com um supercondensador (uma solução mais leve, mais compacta e menos sensível a temperaturas extremas comparativamente com as baterias de iões de lítio) responsáveis por alimentar vários motores elétricos, além de uma caixa de três velocidades. Assim, este hipercarro de tração integral que pesa um total de 1032 kg anuncia 0-100 km/h em 2,2 segundos e uma velocidade máxima de 356 km/h.

O XP-1 vem munido de elementos aerodinâmicos ativos que operam como painéis solares, que se articulam de acordo com a posição do sol quando não são necessários para ajudar à dinâmica do carro a alta velocidade. A dupla ponteira de escape é funcional, embora só sirva para expelir vapor de água desmineralizada. Os fornecedores dos sistemas propulsores do hipercarro a hidrogénio incluem várias empresas de engenharia e a Nasa. O carro é feito com base num chassis monobloco em titânio e carbono.

A Hyperion diz que planeia construir a sua própria rede de abastecimento de hidrogénio, seguindo o exemplo dos Tesla Superchargers para eletricidade.

Deixe um comentário

*