Primeiro SUV elétrico da Skoda tem 500 km de autonomia

Skoda Enyaq View Gallery 6 photos

O Enyaq iV, modelo de base MEB, terá interior tão espaçoso com um Kodiaq.

A Skoda desvendou as primeiras imagens do exterior do Enyaq iV, o seu primeiro modelo de produção feito com base na nova plataforma modular MEB do grupo VW. O SUV checo, que será um “irmão” do VW ID.4, tem estreia agendada para 1 de setembro. Segundo o designer Karl Neuhold, o novo modelo tem linhas emocionais e equilibradas, com proporções dinâmicas, que procuram romper com os SUV da marca atualmente disponíveis. Segundo ele, a secção dianteira do Enyaq iV é curta e a linha do tejadilho com uma terminação pronunciada dá-lhe um aspeto de um “space shuttle”. O trabalho aerodinâmico aprimorado permite-lhe ter um coeficiente de 0,27. A estética do Enyaq iV espelha, aliás, a próxima leva de modelos elétricos da Skoda.

O Enyaq iV tem 4648 mm de comprimento, 1877 mm de largura, 1618 mm de altura e 2765 mm de distância entre eixos. Uma das vantagens da utilização de uma plataforma específica, permite-lhe prescindir um túnel central da transmissão e uma distância entre eixos generosa, ajudando a reforçar o espaço para as pernas e mais espaços para arrumação. A marca diz que a habitabilidade do Enyaq é aproximada à do Kodiaq, um SUV de sete lugares, apesar de ter um comprimento inferior ao do Octavia de cinco portas. O SUV Enyaq anuncia 585 litros de capacidade da bagageira, um ecrã tátil de 13 polegadas e um HUD com realidade aumentada.

O Enyaq iV estará disponível com versões de tração traseira e integral, com três tamanhos de bateria e cinco níveis de potência. A bateria maior terá 125 kW de capacidade, que lhe permitirá anunciar uma autonomia a rondar os 500 km (WLTP). A versão de topo Enyaq iV RS será o modelo mais potente de sempre da Skoda, com uma configuração de dois motores a debitar 302 cv, anunciando 0-100 km/h em 6,2 segundos. O SUV elétrico poderá ser carregado numa tomada rápida até 125 kW.

O Enyaq, que evolui do concept de 2019 Vision iV, deverá ser lançado em 2021 e será o primeiro de dez modelos “eletrificados” com selo iV que serão aposta até ao final de 2022. O Enyaq terá uma edição de lançamento Founder’s Edition limitada a 1895 unidades, número alusivo ao ano da fundação da marca de Mladá Boleslav.

https://www.youtube.com/watch?v=7zdIznwnmIw

Deixe um comentário

*