SUV elétrico BMW iX1 chega em 2023

Ilustração do próximo BMW X1 View Gallery 2 photos

Versão mais potente da versão “zero emissões” do X1 contará com bateria de 74 kWh que garantirá autonomia superior a 400 km.

A terceira geração do BMW X1 está prevista entre o final de 2021 e o início de 2022. Na imagem gerada por computador é possível ver o aspeto aproximado da terceira geração do SUV bávaro. Contudo, a grande novidade da nova gama, que contará com motorizações Diesel e a gasolina, além de híbridos plug-in, chegará, no entanto, pelo menos um ano depois, com o lançamento de um inédito iX1. Trata-se de uma variante “zero emissões”, já confirmada pela Auto Motor und Sport.

O novo X1 (U11) será feito a partir de uma versão modificada da plataforma de tração dianteira UKL, que permite encaixar vários tipos de propulsão. O elétrico iX1 será lançado inicialmente com duas opções de bateria: com 38 e 74 kWh de capacidade. Estas garantem um mínimo de 200 e até mais de 400 km de autonomia, respetivamente.

Esteticamente, espera-se que o iX1, o novo SUV elétrico de acesso da BWM, adote os mesmos elementos diferenciadores dos modelos elétricos, já vistos no iX3, ou seja, uma grelha dianteira fechada, elementos em azul na carroçaria e um difusor traseiro exclusivo. No interior, a aposta recairá numa maior digitalização, com ecrãs maiores e menos botões físicos, além do recurso a materiais mais sustentáveis.

A BMW espera contar com mais de 7 milhões de carros “eletrificados” nas ruas até 2030. Para o efeito, pretende lançar até 25 modelos “eletrificados” (10 deles 100% elétricos). Depois do i3 e do iX3, seguir-se-ão o i4 em 2021, o i5 em 2021, o Série 3 elétrico em 2022 e o i7 em 2023.

Entretanto, um protótipo camuflado do próximo X1 térmico (uma vez que tem ponteiras de escape) foi “apanhado” a caminho dos seus primeiros testes de estrada em Munique (Alemanha).

Deixe um comentário

*