Fabricante de bicicletas Canyon estreia carro a pedais

Canyon Future Mobility Concept View Gallery 6 photos

Future Mobility Concept é uma e-bike de quatro rodas que garante até 150 km de autonomia (WLTP).

Há vários anos que pelos salões de automóveis por esse mundo fora são apresentadas soluções de mobilidade, embora poucas cheguem a uma produção em série. A proposta mais recente vem do fabricante alemão de bicicletas Canyon através de um protótipo de um “carro”… a pedais. Com um nome a condizer, este Future Mobility Concept não é mais do que uma continuação do Sinclair C5 revelado em 1985 (ver última imagem).

Este projeto de um novo conceito de mobilidade de quatro rodas é um monolugar concebido em jeito de cápsula com teto de abrir e com guiadores com travão ao estilo de uma bicicleta. Esta e-bike até tem espaço suplementar para transportar bagagem ou uma criança (até 1,40 metros de altura) atrás do condutor. Apesar de ser movido a pedais, o protótipo de 95 kg tem um auxílio elétrico, providenciado por uma bateria de 2 kWh de capacidade (com 30 kg, pelo menos) que ajudam a uma autonomia até 150 km (WLTP) – embora a Canyon garanta que esse valor possa ser facilmente duplicado. Este modelo tem dois modos de condução: um para a estrada a permitir até 60 km/h e outro para ciclovias, limitando o máximo a 30 km/h.

Especialmente concebido para a mobilidade urbana este FMC tem 2300 mm de comprimento, 830 mm de largura, 1011 mm de altura, 1680 mm de distância entre eixos e um raio de viragem de 7 metros. Estima-se que, caso venha a ser produzido, este modelo possa começar nos 5 mil euros.

De modo a prevenir roubos, o FMC pode ser aberto através de uma aplicação para o smartphone.

Deixe um comentário

*