Hamilton terá equipa a correr em campeonato de SUV elétricos

X44

Equipa do campeão de F1 participará em 2021 na nova Extreme E, competição integrada no programa da Fórmula E.

O criador da Fórmula E, Alejandro Agag, vai arrancar no início do próximo ano com a Extreme E, uma nova competição de SUV elétricos composta para já por cinco etapas – em locais remotos do planeta que tenham sido afetados por questões ambientais. As provas compostas por um programa de dois dias não terão espetadores, mas serão transmitidas na TV. O quartel-general da Extreme E será o RMS St. Helena, um antigo navio de carga – uma solução dois terços mais ecológica face ao transporte por avião. Uma das aliciantes desta nova série “off-road” é que uma das equipas envolvidas, a X44, será comandada pelo hexacampeão do mundo de Fórmula 1, Lewis Hamilton. O britânico mostrou-se entusiasmado com o desafio de assumir estas novas funções de “team manager” e pelas causas ambientais por detrás da iniciativa.

As equipas da Extreme E serão formadas por duas duplas, tendo como pilotos um homem e uma mulher, que serão responsáveis por comandar modelos 4×4 com 1650 kg, a debitarem 550 cv e capazes de 0-100 km/h em 4,5 segundos. Este novo campeonato pretende abrir portas a uma nova geração de pilotos.

Nesta temporada inaugural, a competição conta para já com oito equipas inscritas, incluindo equipas da Fórmula E como a Techeetah (a do nosso campeão do mundo António Félix da Costa), Abt, HWA e a Andretti, além dos norte-americanos da Chip Ganassi Racing. A primeira corrida da Extreme E será em Dakar (Senegal) a 23 de janeiro. As restantes disputar-se-ão na Arábia Saudita, França, Gronelândia e Brasil. As provas serão compostas por duas voltas a circuitos com cerca de 16 km.

Deixe um comentário

*