Este exemplar feito com base elétrico Leaf tem o sistema de gestão de energia otimizado e recebe componentes para circular em estradas obstruídas.
O Nissan Leaf está a assumir-se como um verdadeiro sucesso no mercado automóvel sendo, atualmente, o modelo elétrico mais vendido em todo o mundo. Agora, ao aperceber-se da sua importância, a marca japonesa decidiu inovar e apresentou um protótipo com base na versão de produção do modelo elétrico que foi desenhado especificamente para responder a situações de emergência.
Com isso em mente, os engenheiros optaram por aumentar a altura ao solo em 70 mm, alargar a via dianteira em 90 mm e ampliar a via traseira em 130 mm. Graças a isso, foi possível introduzir uns novos pneus BF Goodrich de todo o terreno, umas cavas das rodas mais pronunciadas e ainda uma proteção sob o piso que permitem ao RE-LEAF circular com maior facilidade por estradas obstruídas. Para além disso, o sistema de gestão da energia foi otimizado e passa a fornecer eletricidade a duas tomadas exteriores à prova de água (uma com 110 V e outra com 230 V) e a uma tomada interior montada na bagageira. De acordo com a Nissan, o modelo acaba por se tornar numa autêntica fonte móvel de eletricidade que pode alimentar vários dispositivos ao mesmo tempo. Como não podia deixar de ser, foi ainda instalada uma barra luminosa de emergência em LED no tejadilho.
Todas estas modificações foram efetuadas pela RJN, uma empresa britânica especializada em transformações de automóveis. Apesar de ser apenas um protótipo, este Nissan RE-LEAF poderá constituir-se como um instrumento verdadeiramente útil para as organizações que reagem a emergências. Quem sabe se, num futuro próximo, não poderá ser uma peça fundamental na resposta aos momentos mais críticos.