Berkeley Bandit volta à vida com versão elétrica

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Histórico modelo terá opção coupé e roadster. No menu está ainda versão com motor 2.3 Ecoboost da Ford com 406 cv.

Não é todos os dias que um fabricante de carros desportivos da década de 1950 anuncia que vai voltar à atividade, ainda por cima a produzir exatamente no local original – mais concretamente o aeródromo Old Warden, em Biggleswade (Bedfordshire, no Reino Unido). A Berkeley Cars foi uma marca britânica com um período de existência muito curto, pois foi fundada em 1956 e cessou funções em 1960. Pouco tempo para criar um estatuto de ícone, sobretudo quando já passaram 60 anos. Entre as suas criações conta-se o Berkeley SA322, o primeiro carro de produção a utilizar fibra de vidro. Este modelo chegou a ser conduzido por Sir Stirling Moss em Goodwood em setembro de 1956. O modelo de despedida da Berkeley foi o Bandit (ver última imagem), que era um roadster “lightweight” com motor de quatro cilindros e um preço competitivo para a época. Contudo, à exceção de dois protótipos, o carro nunca chegou a ser produzido em série. Pois bem, neste regresso à produção a escolha recaiu precisamente no Bandit.

O projeto do novo Bandit da agora rebatizada Berkeley Coachworks está a ser encabeçado pelo designer industrial Martin Rees e pelo engenheiro de competição automóvel Simon Scleater. Com lançamento previsto para abril de 2021, o Bandit moderno tem uma veia revivalista bem evidente, como é possível ver pelos primeiros esboços criados por computador pelo designer lituano Vladas Trakselis. Sem entrar em muitos detalhes, a Berkeley vai dizendo que o Bandit estará disponível no formato coupé e roadster. Está previsto que conte com um chassis em material compósito, que junta materiais feitos à base de plantas – tendo linho em vez de fibra de carbono e resinas de árvores em vez de resinas de origem química.

Este novo Bandit terá uma versão a gasolina com motor 2.3 Ecoboost de quatro cilindros turbo de 406 cv fornecido pela Ford, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Anuncia 0-96 km/h em 3,5 segundos no roadster (de 700 kg) e em 3,8 segundos no coupé (que é 30 kg mais pesado). Haverá ainda uma versão elétrica com motor e baterias fornecidos pela AirRaceE. Tal como era prometido para o modelo original, o novo Bandit promete ter um preço acessível, estando previsto um valor entre 44 e 67 mil euros. Está prevista a produção de 60 unidades.

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