VW Passat berlina não terá sucessão

VW Passat

Entre as mudanças previstas para a gama europeia, o Arteon poderá seguir o mesmo caminho, mas a carrinha Passat irá sobreviver.

A Volkswagen previa inicialmente deslocar a produção do Passat de Emden (na Alemanha) para uma nova fábrica do grupo na Turquia. Contudo, o conflito armado na Síria levou o grupo alemão a mudar de planos e direcionar a produção para Bratislava (Eslováquia), obrigando a um investimento em cerca de mil milhões de euros nas instalações. A deslocalização da berlina Passat (na imagem) estava prevista acontecer em 2023 no final do atual ciclo de produto. Contudo, a Automotive News Europe avança que os responsáveis da Volkswagen terão decidido aplicar na Europa a mesma decisão tomada para o Passat “americano” que é produzido em Chattanooga – aparentemente devido à descida sucessiva da venda do formato “sedan” nos principais mercados, em detrimento dos SUV – formato no qual o grupo VW apostará ainda mais.

A mesma fonte avança, no entanto, que a marca de Wolfsburg irá manter a Passat Variant (líder de vendas na Europa com mais de 88 mil unidades comercializadas até outubro) para uma próxima geração, que estará aponta sobretudo à Europa ocidental. Já a encarnação seguinte do Skoda Superb será sobretudo dirigida a países da Europa central e de leste nos quais a procura pelo formato de três volumes ainda justifica a aposta.

Outra alegada vítima nesta reestruturação da gama no seio da VW será o Arteon quer no formato liftback quer na Shooting Brake, no final da atual geração. No seu lugar será produzido em Emden a partir de 2023 uma “shooting brake” elétrica derivada do ID Space Vizzion concept.

Deixe um comentário

*