Bentley Blower volta a ser produzido 90 anos de depois

Bentley Blower Car Zero View Gallery 18 photos

“Carro Zero” de uma série de 12 novos modelos requereu 40 mil horas de trabalho.

No final dos anos 1920, a Bentley criou um “supercarro” do seu tempo, o 4½ Liter (também conhecido por Blower). Não satisfeito com isso, Sir Tim Burkin, um famoso piloto da marca, decidiu incluir um compressor no carro, o que lhe permitiu escalar de 130 para 240 cv. Agora, quase 90 anos depois, a Mulliner, a divisão de personalização da Bentley, comprometeu-se a construir 12 novas réplicas do mítico modelo – todos já com dono atribuído, mas que só verão os seus carros daqui a dois anos.

Este é o “Carro Zero” dessa série, o primeiro Blower construído em 90 anos. Este protótipo do novo 4½ Liter “Blower” foi construído com recurso a 1857 componentes desenhados e produzidos especialmente para o efeito (com a ajuda de parceiros especializados), que foram sujeitos a meses de teste de durabilidade e de performance. Por exemplo, a empresa que moldou manualmente o chassis em aço fabrica normalmente caldeiras para locomotivas a vapor e motores de tração – como tal, possui o know-how para forjar e moldar metal de forma tradicional.

O motor 4.5 foi também construído de acordo com as especificações originais, desde o cárter em magnésio até ao compressor da Amherst Villiers, passando pelos pistões em alumínio, a árvore de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindros e a ignição de faísca dupla. A Bentley teve de modificar as suas instalações de teste de motor para conseguir encaixar o bloco do Blower, incluindo uma réplica do chassis dianteiro do carro e a criação de novo software para os computadores. Recorrendo a desenhos e ferramentas da década de 1920, a Bentley desmantelou o seu próprio carro (que se crê ser o modelo mais valioso da marca) e varreu-o por um scanner de laser, de modo a assegurar que o “Car Zero” está fiel ao original.

O “Carro Zero” está pintado em preto com interior em couro vermelho Bridge of Weir. Conforme o original, cada banco é enchido com 10 kg de crina de cavalo.

A Bentley diz que o programa está concebido para ser possível percorrer o equivalente a 35 mil km numa condução normal em estrada ou 8 mil km em pista. Os testes replicam algumas das competições mais lendárias de sempre, tais como o Mille Miglia ou o rali Pequim-Paris. Ao todo, a Bentley diz que demorou 40 mil horas a concluir este protótipo.

Deixe um comentário

*