“Carro Zero” de uma série de 12 novos modelos requereu 40 mil horas de trabalho.
No final dos anos 1920, a Bentley criou um “supercarro” do seu tempo, o 4½ Liter (também conhecido por Blower). Não satisfeito com isso, Sir Tim Burkin, um famoso piloto da marca, decidiu incluir um compressor no carro, o que lhe permitiu escalar de 130 para 240 cv. Agora, quase 90 anos depois, a Mulliner, a divisão de personalização da Bentley, comprometeu-se a construir 12 novas réplicas do mítico modelo – todos já com dono atribuído, mas que só verão os seus carros daqui a dois anos.
Este é o “Carro Zero” dessa série, o primeiro Blower construído em 90 anos. Este protótipo do novo 4½ Liter “Blower” foi construído com recurso a 1857 componentes desenhados e produzidos especialmente para o efeito (com a ajuda de parceiros especializados), que foram sujeitos a meses de teste de durabilidade e de performance. Por exemplo, a empresa que moldou manualmente o chassis em aço fabrica normalmente caldeiras para locomotivas a vapor e motores de tração – como tal, possui o know-how para forjar e moldar metal de forma tradicional.
O motor 4.5 foi também construído de acordo com as especificações originais, desde o cárter em magnésio até ao compressor da Amherst Villiers, passando pelos pistões em alumínio, a árvore de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindros e a ignição de faísca dupla. A Bentley teve de modificar as suas instalações de teste de motor para conseguir encaixar o bloco do Blower, incluindo uma réplica do chassis dianteiro do carro e a criação de novo software para os computadores. Recorrendo a desenhos e ferramentas da década de 1920, a Bentley desmantelou o seu próprio carro (que se crê ser o modelo mais valioso da marca) e varreu-o por um scanner de laser, de modo a assegurar que o “Car Zero” está fiel ao original.
O “Carro Zero” está pintado em preto com interior em couro vermelho Bridge of Weir. Conforme o original, cada banco é enchido com 10 kg de crina de cavalo.
A Bentley diz que o programa está concebido para ser possível percorrer o equivalente a 35 mil km numa condução normal em estrada ou 8 mil km em pista. Os testes replicam algumas das competições mais lendárias de sempre, tais como o Mille Miglia ou o rali Pequim-Paris. Ao todo, a Bentley diz que demorou 40 mil horas a concluir este protótipo.