Lynk & Co 08 vai estrear plataforma “open-source”

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Previsto para 2021, o novo fastback elétrico promete 700 km de autonomia.

O primeiro carro a utilizar a plataforma SEA da Volvo será o Lynk & Co 08. Este novo modelo, com apresentação prevista para meados de 2021, é um crossover com linhas fastback 100% elétrico derivado do Zero Concept que estreou no Salão de Pequim em setembro. Aliás, está previsto que a produção deste 08 arranque primeiro na China. Os primeiros protótipos do 08, que corresponderão em 99% ao modelo final, já começaram a circular ainda camuflados. Contarão com quatro puxadores escamoteáveis e farolins traseiros em LED a percorrer toda a traseira. A silhueta deste 08 assemelha-se a propostas como o Porsche Panamera Sport Turismo.

Recorde-se que o Zero Concept tinha quase cinco metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3000 mm. Além disso, anunciava 0-100 km/h em menos de 4 segundos – um registo alcançado na pista de testes de Yan Cheng, na China. Sabe-se ainda que o protótipo tinha uma potência combinada de 544 cv debitados de dois motores (um por eixo) a permitirem tração integral. Um dos objetivos traçados pela Lynk & Co é que o 08 tenha uma autonomia até 700 km (NEDC). Para o efeito, o fastback contará com uma bateria de 100 kWh de capacidade e 800V que, de acordo com o fabricante, tem células com capacidade para percorrer até 2 milhões de km. O Lynk & Co 08 terá uma distribuição de pesos de 50:50, uma suspensão pneumática “totalmente configurável” e irá integrar funções de condução autónoma de nível 3. Contudo, existirão versões mais acessíveis de tração traseira.

A plataforma SEA, específica para modelos elétricos, será a base de uma futura linha de modelos “zero emissões” da Geely e da Volvo. Mas, esta estrutura tem a particularidade de ficar disponível gratuitamente, em regime “open source”, para os outros construtores que a queiram utilizar. A SEA poderá servir modelos do segmento A até aos segmentos D e E, entre vários formatos de carroçaria, incluindo comerciais.

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